Mbappé vai batizar panda francês com nome chinês escolhido pela internet
Atacante do Paris Saint-Germain e a ginasta Zhang Jiaqi vão apadrinhar duas fêmeas da espécie ameaçada de extinção
20/10/2021O zoológico de Beauval, na França, anunciou nesta quarta-feira, 20, que o jogador Kylian Mbappé, atacante do Paris Saint-Germain, aceitou ser padrinho de umdos bebês panda nascidos em agosto no local.
O outro filhote terá como madrinha Zhang Jiaqi, chinesa que conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
“O compromisso deles destaca o tamanho da importância de proteger espécies ameaçadas e da proteção da biodiversidade”, disse Delphine Delord, diretor do Zoológico de Beauval.
Mbappé e Zhang Jiaqi darão aos filhotes nomes escolhidos pelo público
Mbappé e Zhang Jiaqi estarão presentes na Cerimônia de Nome, que acontece no dia 18 de novembro, quando serão revelados os nomes chineses dos gêmeos pandas.
A primeira-dama da China, país originário da espécie, é quem tradicionalmente escolhe os nomes dos pandas. Desta vez, porém, o público poderá, pela primeira vez, decidir a partir de uma lista de 10 nomes escolhidos pela Associação Chinesa de Zoológicos.
As opções são Anfu e Anqi; Yuandudu e Huanlili; Huanxi e Huanle; Huanxin e Huanyan ou Hehuan e Yuanying. É possível votar remotamente pelo site da instituição francesa nesse link: ZooParkdeBeauval. Pelo link é possível também escutar a pronúncia das opções de nome e acompanhar o desenvolvimento dos filhotes.
No momento, as duas fêmeas, que já ultrapassaram o peso de quatro quilos cada, são chamadas provisoriamente pelos tratadores de “Pequena Neve” e “Flor do Algodão”. Adulto, o panda pesa em média 100 quilos.
Segundo informações do zoológico as bebês “ficam com os olhos bem abertos” e “começam a se mexer”.
Em dezembro de 2017, a primeira-dama francesa, Brigitte Macron, batizou um filhote nascido no mesmo local, Yuan Meng. Os pais são Huan Huan e Yuan Zi, um casal de pandas que a China emprestou ao instituto francês em 2012 e que deve voltar para a terra natal no ano que vem.