Mercado espera um Fed menos ‘hawkish’ em dezembro
Levantamento do CME Group indica que a política monetária do banco central dos Estados Unidos poderia ser menos agressiva a partir de dezembro
21/10/2022O monitoramento do CME Group, principal e mais diversificado mercado de derivativos do mundo, mostra uma chance um pouco maior de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) aperte menos os juros em dezembro. Dessa forma, a autoridade monetária dos Estados Unidos passaria a adotar postura menos hawkish, ou seja, menos agressiva em termos de aumento de juros contra a inflação.
De qualquer modo, a aposta majoritária continua a ser de trajetória ainda dura na política monetária, sem alteração na aposta amplamente majoritária para novembro.
Saiba mais
- 5 ações superdescontadas na Bolsa de Valores
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Uma postura menos hawkish (falcão), não significa que ela passará a ser Dove (pombo), mais complacente com a alta dos preços. Para a próxima reunião, com decisão no dia 2 de novembro, 91,4% de chance é de uma alta de 75 pontos-base nos juros (de 98,4% ontem) e 8,6% de uma elevação de 50 pontos-base (de 1,6% ontem).
Caso a hipótese vista como amplamente mais provável se concretize, os juros nos EUA irão à faixa entre 3,75% e 4,00%.
Federal Reserve pode assumir postura menos ‘hawkish’, diz o CME Group
Para 14 de dezembro, 61,3% das apostas seriam de nova alta de 75 pontos-base nos juros – já levando em conta a provável alta de 75 pontos-base de novembro.
Na quinta-feira, havia 75,4% de chance de que isso se concretizasse, no monitoramento do CME Group. A possibilidade de uma alta de 50 pontos-base em dezembro avançava, de 24,2% ontem a 35,9%, enquanto a de uma elevação de apenas 25 pontos-base passou de 0,4% a 2,8%. (AE)