close

Mercedes-Benz dá férias a 5 mil trabalhadores no ABC por falta de peças

Montadora já havia colocado cerca de 1,2 mil trabalhadores em férias coletivas no mês de março, por problemas na cadeia de fornecimento de peças

Mercedes

Os metalúrgicos da Mercedes-Benz em São Bernardo ficarão fora da fábrica de 18 de abril a 3 de maio | Foto: Estadão Conteúdo

A Mercedes-Benz dará férias coletivas a cerca de 5 mil trabalhadores nas áreas de caminhões, ônibus e agregados, na fábrica de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, por falta de componentes eletrônicos, principalmente de semicondutores.

Os metalúrgicos ficarão fora da fábrica de 18 de abril a 3 de maio. A montadora já havia colocado cerca de 1,2 mil trabalhadores em férias coletivas no mês de março por problemas na cadeia de fornecimento de peças.

Saiba mais

No final de fevereiro, quando a montadora anunciou que daria férias coletivas, o Sindicato lembrou que a perspectiva do mercado de caminhões era maior do que ano passado e que, pouco antes daquele anúncio, a empresa cogitava contratar.

Mercedes-Benz emprega 9 mil trabalhadores em São Bernardo

Entre os motivos citados para o aquecimento do setor estavam o fato de a demanda ter ficado reprimida em função da pandemia de covid-19, a aceleração das exportações geradas pelo agronegócio e a antecipação das compras provocadas pelo Euro 6, conjunto de normas regulamentadoras sobre emissão de poluentes para motores diesel.

Hoje a planta da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo conta com cerca de 9 mil trabalhadores, sendo cerca de 6 mil na produção. Procurada, a Mercedes-Benz divulgou o seguinte comunicado:

Posicionamento Mercedes-Benz:

• Em razão da crise global de abastecimento de semicondutores, a Mercedes-Benz está ajustando sua produção de caminhões, chassis de ônibus e agregados (câmbios, motores e eixos) na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG).

• Para tanto, está concedendo férias coletivas para parte dos colaboradores produtivos no período entre 18 de abril e 03 de maio (15 dias), sendo cerca de 5 mil profissionais produtivos de SBC e cerca de 600 de JDF.

• A Empresa reforça seu forte compromisso em atender aos clientes e tem adotado diversas alternativas junto à cadeia brasileira de suprimentos e ao grupo Daimler Truck mundialmente para enfrentar os desafios diários de abastecimento de peças, situação que afeta toda a indústria global.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra