close

Milei inicia implantação do ‘plano motosserra’ para reduzir peso do Estado

Após a posse no cargo de presidente da Argentina no domingo, Javier Milei inicia reuniões para decidir sobre cortes de gastos prometidos na campanha

Argentina

Milei e os ministros debateram a possibilidade de um “forte corte fiscal, com alguma expansão nas áreas sociais” e também “um corte dos privilégios” | Foto: Getty Images

O presidente da Argentina, Javier Milei, teve hoje a primeira reunião com seu gabinete após a posse e começou a discutir o “plano motosserra”, conjunto de medidas econômicas que visam reduzir o peso do Estado argentino e equilibrar as contas públicas.

A reunião aconteceu após o porta-voz do governo, Manuel Adorni, ter dito que o ministro da Economia, Luis Caputo, iria apresentar seu plano econômico amanhã.

Durante o encontro com as principais figuras do novo governo, Milei pediu um inventário e um levantamento das propriedades do Estado, além de ter ordenado que gastos e contratos de todos os ministérios fossem revistos, segundo o “Ámbito”, incluindo aqueles firmados com instituições de ensino.

Adorni disse em coletiva hoje que Milei irá realizar uma auditoria de todos os bens e empregados do Estado e vai acabar com o regime de home office para funcionários públicos.

Plano motosserra prometido por Milei começa a ser discutido

O porta-voz disse ainda que Milei e os ministros debateram a possibilidade de um “forte corte fiscal, com alguma expansão nas áreas sociais” e também “um corte dos privilégios”, repetindo alguns dos principais temas da campanha do novo presidente e de seu discurso de posse.

Além de Milei, estiveram na reunião a secretária-geral da presidência, Karina Milei, o chefe de gabinete, Nicolás Posse e os ministros Guillermo Francos, do interior, Luis Caputo da economia, Sandra Pettovello do capital humano), Patricia Bullrich da segurança), Luis Petri da defesa, Guillermo Ferraro da infraestrutura), Mario Russo da saúde, Mariano Cúneo Libarona da justiça e Diana Mondino, nova chanceler do país. (Valor Econômico)

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra