close

Mineração impulsiona o mercado na Europa e Estados Unidos

Ações de tecnologia estão entre os destaques do mercado hoje nos Estados Unidos; ontem, vendas do varejo trouxeram alívio para os juros

cotações

O Dólar Futuro apresentou alta de +0,10% no último pregão, cotado a 4.980,50 pontos | Foto: Getty Images

Bolsas na Europa sobem com impulso do setor de mineração e futuros nos EUA indicam dia positivo com ações de tecnologia entre os destaques. Ontem, dados de vendas no varejo abaixo do esperado trouxeram alívio para as expectativas de cortes de juros.

Análise Técnica:

O Ibovespa apresentou alta de +0,62% no último pregão, cotado a 127.804,13 pontos. O ativo está em tendência neutra no médio e no curto prazo. Na alta, o ativo possui primeira resistência em 130.500 pontos e a segunda em 135.000 pontos. Do lado da baixa, o primeiro suporte se encontra na região de 125.500. O próximo fica na faixa de 122.500 pontos.

O Dólar Futuro apresentou alta de +0,10% no último pregão, cotado a 4.980,50 pontos. O ativo se encontra em tendência neutra no médio e no curto prazo. Do lado da baixa, o primeiro suporte fica na região de 4.845 pontos. Se perder esse patamar, poderá alcançar o suporte seguinte em 4.705. Já do lado da alta, a primeira resistência do contrato fica na região de 5.020 e a segunda em 5.130.

Exterior:

Hoje, agenda conta com dado do mercado imobiliário, de inflação ao produtor e de sentimento da Universidade de Michigan.

Doméstico:

IGP-10 de fevereiro ficou em -0,65%, queda superior à esperada pelo consenso de mercado Bloomberg que apontava para uma baixa de 0,43% na comparação mensal.

Commodities:

Petróleo apresenta baixa (USD82,1/b; -0,89%)
Minério de ferro registra alta com melhor perspectiva sobre demanda chinesa dado o aumento do ritmo de construção no país (USD131,4/t; +1,47%)

Empresas:

Vale: Conselho da Vale não chegou a uma decisão sobre o próximo CEO da empresa, segundo comunicado ao mercado / Mandado de Eduardo Bartolomeo termina em maio
Eletrobras: Venda de térmicas da Eletrobras avança e atrai Brookfield, Âmbar e Eneva: Estado
Zamp: Goldman rebaixou a Zamp a venda
Banco Inter: Citi rebaixou a Inter&Co a neutra

Agenda do Dia:

08:00 – Brasil – IGP-10/Fevereiro
10:30 – EUA – Início de novas construções/Janeiro
10:30 – EUA – PPI/Janeiro
12:00 – EUA – Sentimento Universidade de Michigan/Fevereiro

Fechamento dia anterior

Ibovespa: 127.804 (+0,62%)
S&P: 5.030 (+0,58%)
Dólar Futuro: R$4,98 (+0,10%)

Atualizações Safra:

Sabesp: Abertura de consulta pública – Um grande prelúdio para a privatização!

O que há de novo? Em 15 de fevereiro, o Governo do Estado de São Paulo abriu a consulta pública para o novo contrato de concessão da Sabesp pós-privatização e melhorias regulatórias. Essa consulta ficará aberta por 30 dias (até 15 de março), e a audiência pública ocorrerá em 14 de março.

Opinião do Safra: Ótimos termos preliminares. Em nossa opinião, a proposta preliminar é muito positiva para a Sabesp e deve permitir que a empresa se beneficie de ganhos de eficiência -aproximando-se assim de nosso cenário otimista de R$ 141,30/ação (implicando um múltiplo de valor justo de 1,5x EV/RAB). A maioria dos termos regulatórios importantes foi incluída no contrato de concessão (embora os números finais ainda precisem ser estabelecidos), o que diminui significativamente os riscos de mudanças inesperadas nas regras nos próximos anos e provavelmente atrairá potenciais investidores em infraestrutura para participar do processo. De qualquer forma, como se trata de uma proposta inicial, isso pode mudar até que o processo seja concluído. Acreditamos que a avaliação inicial do RAB, opex e WACC deve ser fundamental para avaliar os impactos na avaliação pós-privatização.

Alimentos e bebidas – Dados da Secex – 2ª semana de fevereiro: Aumentos de preços encorajadores

As aves foram o destaque desta semana, com melhores valores médios diários. A Secretaria de Comércio Exterior do Brasil (Secex) divulgou os dados preliminares de exportação até a segunda semana de fevereiro. O principal destaque, em nossa opinião, foi uma melhora nos preços em todos os setores. Os preços médios permaneceram pressionados em uma comparação anual, mas os níveis alcançados na segunda semana de fevereiro foram os melhores dos últimos dois meses. Ainda é muito cedo para se falar em uma mudança sustentável de rumo, mas o fato de que os preços de todas as três proteínas aumentaram é um sinal encorajador, em nossa opinião. Os volumes de aves e carne bovina melhoraram significativamente em uma base sequencial, após um desempenho fraco na última semana de janeiro, com os volumes de carne suína ficando para trás.

Saúde: As ações do setor de saúde parecem atraentes após queda de preços e a melhoria das perspectivas de lucros

O que há de novo? Vemos uma perspectiva melhor para as ações do setor de saúde no futuro, à medida que a sinistralidade das operadoras de saúde se normaliza e os provedores de serviços têm mais espaço para alavancagem operacional. Além disso, o setor está sendo negociado em níveis de valuation atraentes, em nossa opinião, em comparação com seus múltiplos históricos e com seu prêmio histórico em relação ao mercado. Mantemos a Hapvida como nosso nome preferido devido a uma combinação de melhoria de lucros com visibilidade no curto prazo e potencial de crescimento no longo prazo. Também rebaixamos o Fleury para Neutro e a Odontoprev para Venda com base no valuation.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra