close

Mosaico encontrado na Inglaterra retrata passagem da Ilíada, de Homero

Obra de 77 metros quadrados foi encontrada por acaso em uma fazenda em Leicester, durante o lockdown no Reino Unido

Mosaico do Império Romano

Feito de cerâmica, painel de 77 metros quadrados teria sido o piso de casa de antiga vila do Império Romano | Foto: Reprodução

Mosaico com cerca de 1500 anos de idade encontrado em uma fazenda em Leicester, Inglaterra, foi identificado por arqueólogos como um dos mais importantes murais do Império Romano achados no país.

A obra, um painel horizontal composto por cacos de cerâmica, foi encontrada durante o lockdown no Reino Unido pelo filho de um fazendeiro da cidade, por acaso.

Analisada por especialistas da Universidade de Leicester, a imagem foi considerada o mais significativo mosaico remanecente do Império Romano encontrado no último século.

A associação Historic England, que financia a escavação, disse que o mosaico é um dos mais extraordinários e importantes já encontrados no Reino Unido. De acordo com a instituição, a análise da escavação confirma a existência, em Leicester, de uma vila na atiguidade, dominada por Roma.

Mosaico pode ter sido piso de sala de jantar

A peça tem 77 metros quadrados, data de algum ano entre os séculos 3 e 4 d.C. e retrata o guerreiro Aquiles na batalha contra Heitor, durante o fim da Guerra de Tróia, narrada na “Ilíada“, poema épico de Homero.

Os arqueólogos dizem que o proprietário original da vila deveria pertencer à elite romana e conhecer literatura clássica para ter escolhido a cena como descrita por Homero.

“Esse é com certeza o mosaico romano mais interessante encontrado no Reino Unido nos últimos cem anos”, disse John Thomas, diretor do departamento de Arqueologia da Universidade de Leicester e coordenador das escavações, à BBC de Londres.

Thomas e equipe acreditam que a obra compunha o piso da sala de jantar ou área de lazer do que teria sido uma antiga vila romana. Leicester, que fica ao noroeste de Londres, foi uma das regiões do Reino Unido ocupada pelo Império Romano.

Os romanos governaram a Grã-Bretanha por quase 400 anos e pavimentaram no país mais de 3 mil quilômetros de estradas, conectando assentamentos de populações e vilas.

A maioria das estradas e sítios ocupados pelo império foi coberta pelas novas ocupações ao longo do tempo. Nos últimos séculos, pesquisadores do Reino Unido se dedicam a descobrir remanescentes do Império Romano em seu território.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra