close

Natura dispara após anúncio sobre divisão de luxo

Mercado aprova a decisão de reorganização do grupo Natura e ação da empresa fecha em alta de 9,62%

Aesop

A marca australiana, Aesop, dentro do grupo Natura, é subsidiária com melhor desempenho | Foto: Divulgação

Um dia após a Natura anunciar os estudos para uma separação dos negócios (spin-off) ou um IPO (oferta inicial de ações) da divisão de luxo, Aesop, os papéis da companhia dispararam na Bolsa brasileira.

Pela manhã, a ação da Natura chegou a subir mais de 18%, alcançando o valor de R$ 15. No fechamento, a alta ficou em 9,62%, com a ação cotada a R$ 14,24. Com o desempenho do pregão de hoje, a empresa de cosméticos reduziu as perdas do papel neste ano. Em 2022, a companhia despenca 42,59%.

Saiba mais

Segundo o fato relevante publicado ontem, a opção do IPO já estava em estudo “nos últimos meses como uma alternativa para acelerar o crescimento da Aesop.” Agora, além da abertura de capital, a companhia também avalia a cisão do negócio de luxo.

De acordo com a companhia, em todas as alternativas, a Aesop continuaria sob a gestão do atual CEO, Michael O’Keeffe. 

Para Cauê Pinheiro, estrategista do Banco Safra, o IPO ou o spin-off da subsidiária pode destravar o valor de mercado da Natura. “Hoje, a companhia negocia com um bom desconto, praticamente o mesmo patamar de antes de anunciar a aquisição da Avon, sendo negociada a 0,8 vezes o valor do seu patrimônio, quando a média história é de 9 vezes”, disse Pinheiro.

Segundo o estrategista, esse desconto mostra que o mercado não está “pagando” por todos os negócios da Natura. “Havendo espaço para uma precificação mais alta para as empresas em separado”, afirmou Pinheiro.

Aesop tem o melhor desempenho dentro do grupo

Em 2012, a Natura pagou US$ 68,25 milhões por 65% da Aesop, que nasceu na Austrália em 1987.

Pelo acordo, as companhias continuariam operando de maneira independente, mas estariam empenhadas em compartilhar estruturas e competências regionais. Com a Aesop, a Natura fincou o pé no mercado asiático e em 2016, a empresa brasileira comprou 100% da Aesop.

Dentro do grupo, a Aesop é a marca com melhor desempenho. No segundo trimestre deste ano, por exemplo, a receita cresceu 24,5% no comparativo com o mesmo período de 2021. O faturamento consolidado do grupo avançou 0,4%, no mesmo período.

Segundo o relatório financeiro, todas as regiões apresentaram crescimento de dois dígitos, lideradas pela América do Norte e Ásia-Pacífico. “A Aesop continua registrando crescimento de vendas comparáveis acima da média, melhorando a produtividade geral das lojas, enquanto continua expandindo para novas cidades, como Madri (Espanha) e Cambridge (Reino Unido), bem como em mercados existentes, como Japão, Coréia do Sul, Canadá e Austrália”, informou o documento.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra