Natura vende marca The Body Shop para gestora alemã por R$ 1,25 bilhão
Marca The Body Shop comprada pela Natura em 2017 por 1 bilhão de Euros é vendida para gestora Aurelius Group, em estratégia para simplificar operações
14/11/2023
Marca de cosméticos The Body Shop engloba cerca de mil produtos vendidos em cerca de 3 mil lojas em 65 países | Foto: Divulgação
A Natura &Co assinou um acordo vinculante com a gestora alemã Aurelius Group para vender a The Body Shop por até 207 milhões de libras (R$ 1,25 bilhão).
O valor, que será pago em até cinco anos, considera também uma parcela contingente (“earnout”) de 90 milhões de libras. A marca The Body Shop de cosméticos, produtos de beleza e perfumes inglesa foi fundada em 1976 pela empresária britânica e ativista ambiental e de direitos humanos Dame Anita Roddick.
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Atualmente, a marca The Body Shop engloba cerca de 1 mil produtos vendidos em cerca de 3 mil lojas, divididas entre as de propriedade da própria companhia e as franqueadas, presentes em mais de 65 países. A empresa pertenceu ao grupo francês L’Oréal entre 2006 e 2017, quando foi vendida para a Natura, em transação estimada em 1 bilhão de Euros.
Natura deve concluir venda da The Body Shop no fim do ano
A operação deve ser finalizada até o próximo dia 31 de dezembro e está sujeita às aprovações regulatória usuais, afirma a empresa.
“A venda apoiará os esforços da Natura &Co para otimizar suas operações e simplificar seus negócios, além de posicioná-la para focar em prioridades estratégicas”, diz.
A empresa havia anunciado em agosto que estava explorando opções estratégicas para a The Body Shop, logo após vender a Aesop à L’Oréal por US$ 2,52 bilhões.
A The Body Shop teve receitas de R$ 829,4 milhões no terceiro trimestre de 2023, queda de 15% na comparação anual. O Ebitda da unidade foi de R$ 37,5 milhões, redução de 39,4% no ano.
Estratégia é reduzir tamanho e focar nas operações de Natura e Avon na América Latina
A Natura &Co mantém a estratégia de reduzir seu tamanho para focar nas operações de Natura e Avon na América Latina, algo que o presidente, Fabio Barbosa, classificou como “o que [a empresa] sabe fazer melhor”.
O executivo participou da teleconferência de resultados do terceiro trimestre da companhia, nesta manhã, um pouco após a Natura &Co anunciar a venda da The Body Shop ao Aurelius Group por 207 milhões de libras (R$ 1,25 bilhão), um quinto do valor pago seis anos atrás, de 1 bilhão de libras.
“Vamos reiterar duas conquistas da Natura neste terceiro trimestre, que foi a expansão da margem Ebitda e geração de caixa, além da nossa volta para fazer o básico, para fortalecer aquilo que fazemos melhor, com mais foco”, afirmou, na teleconferência que contou também com os executivos Guilherme Castellan e João Paulo Ferreira.
Ao longo da reunião, foi destacado o projeto do ano da empresa, de reestruturar o capital e focar na América Latina, além de otimizar as margens da Avon Internacional, revertendo a tendência de expansão internacional iniciada na década passada.
Nesse processo, as vendas da Aesop no terceiro trimestre e da The Body Shop, anunciada hoje, estão de acordo com o novo modelo de negócios da companhia, que segundo Guilherme Castellan, diretor financeiro, está na fase final de reestruturação do capital.
“Estamos com posição de caixa muito positivo, mesmo com a sazonalidade do negócio, mas esperamos que em 2024 nós vamos gerar mais caixa, estamos em um ponto que planejávamos”, diz Castellan.
Sobre a alavancagem, Castellan afirmou que, no longo prazo, espera chegar a 1,5 vez na relação dívida/Ebitda, após as vendas de Aesop e The Body Shop.
A Natura &Co teve lucro líquido de R$ 7 bilhões no terceiro trimestre, reflexo da venda da Aesop. O resultado operacional, no entanto, foi um prejuízo de R$ 48,6 milhões, o dobro em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo o Citi, os resultados no terceiro trimestre foram abaixo das expectativas, impactados por números mais fracos do que o esperado nas operações da América Latina.
(Valor Econômico)

