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Nordeste terá corredor de mobilidade elétrica

Neoenergia vai instalar 18 postos ao longo de 1,1 mil quilômetros de rodovias entre capitais

Carros elétricos

Postos de abastecimento ao longo de rodovias vão estimular o uso de veículos elétricos / Foto: Getty Images

A Neoenergia prevê inaugurar no primeiro semestre de 2021 o primeiro corredor de mobilidade elétrica no Nordeste brasileiro.

A empresa vai abrir 18 postos de abastecimento para veículos elétricos ao longo de 1.100 quilômetros de extensão de rodovias da região onde atua.

A eletrovia irá conectar as capitais Salvador (BA) e Natal (RN), passando pelas cidades de Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB).

Segundo comunicado da companhia, o projeto é resultado da sua área de pesquisa e desenvolvimento e atende a regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O investimento faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia, voltado para o estímulo à utilização de veículos elétricos e ao processo de descarbonização da economia.

“A primeira fase foi iniciada em Salvador e compreende a avaliação de desempenho dos carros elétricos em rotas urbanas com propostas de abertura dos eletropostos ao público”, informou a companhia.

Experimentalmente, existem seis veículos elétricos e híbridos percorrendo diversos trechos de Salvador, neste período inicial considerado essencial para avaliar a autonomia dos automóveis, desempenho em situações cotidianas e definição de ajustes e melhorias.

Os demais eletropostos serão entregues gradualmente até o final do primeiro semestre de 2021.

Após concluído, o corredor verde deve abranger seis dos nove estados do Nordeste, passando por 70 municípios.

Como será a eletrovia

No total, a eletrovia contará com 18 pontos de recarga. Desse número, 12 estarão ao longo das vias que conectam as seis capitais no formato SuperChargers, o que permite uma carga rápida de 30 minutos e abastecimento de dois veículos ao mesmo tempo.

Os demais eletropostos serão do tipo Wallbox, que possuem carga média e serão instalados em áreas urbanas e shoppings, com capacidade para um veículo por vez.

Segundo a Neoenergia, além do benefício ambiental, o carro movido a eletricidade possui outras vantagens, como o custo menor, quando comparado a outros combustíveis.

“Evita a poluição sonora, pois não emite sons, e pode ser mais prático, já que o motor elétrico possui menos peças e ocupa um espaço menor no carro”, diz o comunicado da empresa.

Outro benefícios mencionados são que esses fatores combinados contribuem para o estímulo à consciência ecológica da população e para o investimento em iniciativas “verdes”.

A Neoenergia já tem uma frota própria de 40 veículos elétricos e desenvolve um caminhão totalmente eletrificado para uso em serviços da rede de distribuição.

(Agência Estado)

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