Nova variante do coronavírus é descoberta na África do Sul
Descoberta derrubou mercados na Europa, embora não haja informações sobre o grau de contágio ou letalidade da cepa
26/11/2021O Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD, na sigla em inglês), comunicou, nesta quinta-feira, 25, a descoberta de uma nova variante do novo coronavírus.
Adrian Puren, diretor executivo da NICD, afirmou, em comunicado à imprensa, que embora os dados até o momento sejam limitados, os especialistas do Instituto estão trabalhando para estabelecer mecanismos de vigilância para entender a nova variante e suas implicações.
A B.1.1.529 foi detectada em 22 pacientes de covid-19 no país. Hong Kong confirmou dois casos da nova variante em pessoas que chegaram à cidade na última semana, informou o governo na noite desta quinta-feira, 25.
A OMS faz reunião de emergência nesta sexta, 26, às 12h (8h no Brasil) para tratar da variante, que deve ganhar o nome de uma letra do alfabeto grego.
Em pronunciamento sobre a variante na tarde de quinta, 25, a líder técnica da OMS Maria van Kerkhove disse que ainda serão necessárias algumas semanas para que se possa determinar o risco exato do novo mutante do Sars-Cov-2, mas que há preocupação porque ele apresenta muitas mudanças na proteína S (de spike, ou espícula), a “chave” que permite a entrada veloz no vírus nas células;
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen afirmou nesta sexta-feira, 26, em sua conta no Twitter que o órgão executivo da União Europeia proporá, “em coordenação próxima com Estados membros”, uma interrupção emergencial das viagens aéreas da região sul do continente africano.
O motivo, segundo ela, é o fato de a África do Sul ter identificado uma “variante de preocupação” da covid-19.
Autoridades mundiais alertam contra a variante B.1.1529, mas ainda não há informação sobre seu poder de transmissão e letalidade.
Nova variante derruba mercados na Europa
Na Europa, os índices dos mercados de ações chegaram a registrar a maior queda do ano, enquanto moedas de mercados emergentes retrocederam nos ganhos acumulados desde janeiro.
Segundo a Bloomberg, a falta de informações levou operadores a reverem expectativas para aumentos dos juros pelos bancos centrais ao avaliarem o potencial impacto da variante no crescimento e pressões inflacionárias.
Reino Unido e Israel proibiram todos os voos da África do Sul e de cinco países vizinhos.
Em tuíte, Ursula Von der Leyen, presidente da União Europeia, alerta para a nova onda de casos da covid-19 na Europa e pedia que a vacinação fosse reforçada no bloco. (Com agências)