NYT: “Covid no Brasil é alerta para o mundo inteiro”
Jornal americano traça um panorama da pandemia no Brasil e destaca o avanço da variante de Manaus e a falta de vacinas
03/03/2021Uma reportagem no The New York Times diz que “a crise de covid-19 no Brasil é um aviso para o mundo inteiro”.
A reportagem cita que a pandemia de covid-19 já deixou um rastro de morte e desespero no Brasil, um dos piores do mundo. Agora, um ano após a pandemia, o país está batendo outro recorde.
Nenhuma outra nação que teve um surto tão grande ainda está lutando com o número recorde de mortes e um sistema de saúde à beira do colapso.
Muitas outras nações duramente atingidas estão, em vez disso, dando passos provisórios em direção a uma aparência de normalidade, cita o NYT.
Mas o Brasil está lutando contra uma variante mais contagiosa que atingiu uma grande cidade e está se espalhando para outras.
“A aceleração da epidemia em vários estados está levando ao colapso de seus sistemas hospitalares públicos e privados, o que pode se espalhar para todas as regiões do Brasil”, disse a Associação Nacional de Secretários de Saúde em nota.
Variante de Manaus ultrapassou fronteiras
Estudos preliminares sugerem que a variante que surgiu em Manaus não só é mais contagiosa, mas também parece capaz de infectar algumas pessoas que já se recuperaram de outras versões do vírus.
E a variante ultrapassou as fronteiras do Brasil, aparecendo em duas dúzias de outros países e em pequeno número nos Estados Unidos.
O jornal cita que o Brasil começou a vacinar grupos prioritários, incluindo profissionais de saúde e idosos, no final de janeiro. Mas o governo não conseguiu garantir um número suficiente de doses de vacinas.
“Os países mais ricos aumentaram a oferta de vacinas, enquanto o Sr. Bolsonaro tem sido cético tanto do impacto da doença quanto das vacinas”.