O mercado esportivo, especialmente times e federações, aproveita pouco do que produz em termos de mídia e entretenimento.
Bilhões de fãs estão conectados a inúmeros players, como times, ídolos, competições, ligas, marcas esportivas, arenas, mídia, patrocinadores, governos.
O esporte profissional movimenta muito impacto midiático, e pouco impacto em vendas efetivas. Segundo dados da Sports Value, antes da pandemia a Industria Esporte movimentava US$ 756 bilhões em receitas diretas. Deste total US$ 171 bilhões em esporte profissional.
Confira a seguir 5 alternativas para times esportivos gerarem receitas:
1. Social Commerce / Livecommerce
Times são gigantes em redes sociais, quase imbatíveis. Mas em geral a conversão sempre esteve associada ao fan engagement. É hora de ir fundo no Livecommerce, com jogadores, comissão técnica, ídolos antigos, celebridades O objetivo da conversão deve evoluir para vendas efetivas, e impacto em todo o negócio.
2. Smart Stadium
Todos os estudos de smart stadiums apontam para a mudança do hábito de consumo de quem está no jogo, como quem está no sofá. As novas tecnologias simplesmente oferecem hoje gigantes oportunidades inexploradas de novas receitas.
3. Rentabilização dos contratos de patrocínios
Para os patrocinadores terem retorno não basta patrocinar, deve-se ativar e tudo orientado pelo data driven. Times precisam rentabilizar os contratos com oferecimento de campanhas impactantes, com alto grau de engajamento e conversão em vendas para o patrocinador. Recebendo verbas adicionais aos contratos de patrocínios.
4. Meios de pagamento
Os serviços financeiros sempre foram extremamente rentáveis para diferentes setores, como indústria e serviços. Times podem e devem usar seus parceiros (bancos ou blockchain) para alavancar as receitas financeiras.
5. Criação de novos ativos
Times precisam ir além do obvio e criar ativos valiosos, que gerem receitas e ampliam o seu valor. Exemplos recentes como o Barça Studios, ou o serviço de shows do Golden State Warriors mostram os caminhos.