close

Otimismo com a economia da China eleva preço do petróleo

Demanda global por petróleo alcançou um novo recorde em dezembro de 2022, de 1,3 milhões de barris por dia

Petróleo na China

Banco do Povo da China deixou as principais taxas de juros inalteradas por mais um mês para estimular a economia | Foto: Getty Images

Em dia de pouca liquidez devido ao feriado de Dia dos Presidentes nos Estados Unidos, o contrato futuro do petróleo em Londres fechou em alta, ainda ajudado pelo otimismo com a demanda da China.

O Brent para abril, negociado na Intercontinental Exchange (ICE), teve alta de 1,29% (US$ 1,07), a US$ 84,07 o barril.

Saiba mais

De forma a estimular sua economia, o Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) deixou suas principais taxas de juros inalteradas por mais um mês. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, o PBoC informou que manteve a taxa de juros de referência para empréstimos (LPR, na sigla em inglês) de 1 ano em 3,65% e a taxa para empréstimos de 5 anos em 4,30%.

Demanda por petróleo na China eleva cotação internacional

Os preços do petróleo estão se recuperando um pouco depois de cair ao longo da última semana de suas altas recentes. O otimismo em torno da China hoje pode ser responsável pelos ganhos que estamos vendo no petróleo, o que faria muito sentido, visto que é o maior importador do mundo e deve se recuperar fortemente da transição da covid.

Segundo dados do último relatório da Joint Organizations Data Initiative (JODI), a demanda global por petróleo alcançou um novo recorde em dezembro, de 1,3 milhões de barris por dia. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo Japão, Indonésia e Coreia do Sul. (AE)

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra