close

Pandemia tende a acelerar e terminar após a ômicron na Europa, diz OMS

Diretor da Organização Mundial de Saúde diz ser possível que os países da Europa estejam próximos do fim da pandemia, mas pede cautela

Europa

A OMS espera um período de calma antes do retorno do víírus no fim do ano | Foto: Getty Images

A pandemia de covid-19 na Europa tende a acelerar terminar após a nova onda da variante ômicron, disse o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa. Segundo ele, a variante ainda poderá infectar 60% dos europeus antes de março.

“É plausível que a região esteja se aproximando do fim da pandemia”, disse Hans Kluge, diretor regional da OMS para a Europa, mas ele pede cautela, dada a versatilidade do vírus.

“Assim que a onda ômicron diminuir, haverá uma imunidade global por algumas semanas e meses, seja por causa da vacina ou porque as pessoas terão sido imunizadas pela infecção, e também uma queda por causa da sazonalidade”, disse ele.

OMS espera período de calma antes do retorno do vírus

A OMS espera “um período de calma antes do possível retorno da covid-19 no final do ano, mas não necessariamente o retorno da pandemia”.

Na África do Sul, onde a variante ômicron foi detectada pela primeira vez, novos casos vêm diminuindo nas últimas quatro semanas.

O conselheiro da Casa Branca para pandemias nos Estados Unidos, Anthony Fauci, disse que poderia haver uma reviravolta na situação dos Estados Unidos.

Ômicron está perto do pico nos Estados Unidos

Fauci afirmou que a atual onda de ômicron estava atingindo o pico nacional nos Estados Unidos e que os casos de coronavírus poderiam cair para níveis gerenciáveis ​​nos próximos meses.

“O que esperamos é que, à medida que chegarmos nas próximas semanas ou meses, veremos em todo o país o nível de infecção aumentar abaixo do que chamo de área de controle”, disse Fauci durante uma entrevista à rede americana ABC.

Isso não significa erradicar o vírus, segundo ele, já que as infecções continuarão. “Elas estão lá, mas não perturbarão a sociedade. Esse é o melhor cenário.” (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra