close

Papa Francisco diz que vacina é ato de amor e pede: ‘Vacinem-se!’

Em mensagem dirigida aos representantes da Igreja Católica na América Latina, Papa Francisco afirma que tomar vacina é um "ato de amor"

Papa Francisco

Chefe da Igreja Católica afirma que cabe a cada um contribuir para acabar com a pandemia e que essa contribuição começa com a vacinação | Foto: AP

O papa Francisco disse nesta quarta-feira, 18, que quem se vacina contra a covid-19 demonstra um “ato de amor” para com os mais frágeis.

O chefe da Igreja Católica afirmou que cabe a cada um contribuir para acabar com a pandemia de covid-19, e que essa contribuição começa com a vacinação.

As declarações do papa foram feitas em mensagem dirigida aos representantes da Igreja Católica na América Latina, no momento em que o número de infecções aumenta em países do centro e do sul do Continente Americano.

Vacinem-se! É o slogan lançado pelo papa, numa campanha que junta arcebispos e cardeais do Continente Americano com a mensagem de que as vacinas são seguras e uma ferramenta fundamental para conter o avanço do novo coronavírus.

Papa defendeu quebra de patentes de vacina

Em maio deste ano, o papa Francisco defendeu a suspensão temporária de patentes das vacinas contra covid-19. Na ocasião, ele afirmou que o mundo está infectado pelo “vírus do individualismo”.

“Uma variante desse vírus é o nacionalismo fechado, que impede, por exemplo, a internacionalização das vacinas”, disse, em um vídeo pré-gravado exibido na transmissão ao vivo.

“Outra variante é quando colocamos as leis do mercado ou da propriedade intelectual acima das leis do amor e da saúde da humanidade. Outra variante é quando acreditamos e fomentamos uma economia doente que permite que algumas pessoas muito ricas possuam mais do que todo o resto da humanidade, e que modelos de produção e consumo destruam o planeta, nossa casa comum”, acrescentou.

O pontífice também se manifestou nas redes sociais.

“O coronavírus produziu morte e sofrimento, afetando a vida de todos, especialmente dos mais vulneráveis. Por favor, não se esqueçam dos mais vulneráveis”, postou junto das hashtags #VaxLive (referente ao show beneficente que apoiou) e #UmaVacinaParaosPobres.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra