close

PepsiCo vende tradicional marca de sucos Tropicana por US$ 3,3 bilhões

Dona do refrigerante Pepsi vê incertezas no mercado de sucos industrializados nos EUA com ascensão de produtos mais saudáveis

Garrafas do suco Tropicana, que foi vendido pela PepsiCo

Empresa de sucos Tropicana foi fundada em 1947, foi comprada pela PepsiCo em 1998 | Foto: Divulgação/Tropicana

Dona do refrigerante Pepsi, a PepsiCo anunciou a venda da marca de sucos Tropicana, nos Estados Unidos, por US$ 3,3 bilhões (R$ 17,1 bilhões).

O negócio foi divulgado na terça-feira, 3, e envolve a transferência de controle ao grupo de private equity PAI Partners.

A Tropicana é uma das líderes e marcas mais tradicionais de suco industrializados de laranja nos EUA.

A companhia, fundada em 1947, foi comprada pela PepsiCo em 1998.

De acordo com a agência de notícias AP, a gigante de alimentos terá uma participação não controladora de 39% na joint venture da Tropicana.

Incerteza da PepsiCo com sucos da Tropicana

Segundo a AP, a venda da Tropicana pela PepsiCo reflete uma incerteza da companhia quanto ao mercado de sucos nos EUA.

Howard Telford, chefe de refrigerantes da empresa de pesquisa Euromonitor International, explica que o motivo é uma tendência dos consumidores de buscar opções de sucos mais saudáveis e com menos açúcares.

Com exceção ao último ano, quando mais pessoas tomavam café da manhã em casa devido à pandemia, o volume de vendas de sucos vêm de uma longa trajetória de queda nos EUA: recuo de 3% entre 2015 e 2020.

De acordo com Brian Sudano, sócio-gerente da Beverage Marketing Corp., o consumo de suco nos EUA atingiu o pico em 2003, com 4,2 bilhões de galões, mas em 2017, caiu para 3 bilhões de galões.

O negócio de sucos gerou cerca de US$ 3 bilhões (R$ 15,6 bilhões) em receita para a PepsiCo no ano passado, mas com margens de lucro operacional abaixo das margens gerais da empresa.

Sua grande rival, a Coca-Cola, também está seguindo o movimento e se livrou recentemente de marcas de suco como Odwalla e Zico, reporta a AP.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra