PepsiCo vende tradicional marca de sucos Tropicana por US$ 3,3 bilhões
Dona do refrigerante Pepsi vê incertezas no mercado de sucos industrializados nos EUA com ascensão de produtos mais saudáveis
04/08/2021Dona do refrigerante Pepsi, a PepsiCo anunciou a venda da marca de sucos Tropicana, nos Estados Unidos, por US$ 3,3 bilhões (R$ 17,1 bilhões).
O negócio foi divulgado na terça-feira, 3, e envolve a transferência de controle ao grupo de private equity PAI Partners.
A Tropicana é uma das líderes e marcas mais tradicionais de suco industrializados de laranja nos EUA.
A companhia, fundada em 1947, foi comprada pela PepsiCo em 1998.
De acordo com a agência de notícias AP, a gigante de alimentos terá uma participação não controladora de 39% na joint venture da Tropicana.
Incerteza da PepsiCo com sucos da Tropicana
Segundo a AP, a venda da Tropicana pela PepsiCo reflete uma incerteza da companhia quanto ao mercado de sucos nos EUA.
Howard Telford, chefe de refrigerantes da empresa de pesquisa Euromonitor International, explica que o motivo é uma tendência dos consumidores de buscar opções de sucos mais saudáveis e com menos açúcares.
Com exceção ao último ano, quando mais pessoas tomavam café da manhã em casa devido à pandemia, o volume de vendas de sucos vêm de uma longa trajetória de queda nos EUA: recuo de 3% entre 2015 e 2020.
De acordo com Brian Sudano, sócio-gerente da Beverage Marketing Corp., o consumo de suco nos EUA atingiu o pico em 2003, com 4,2 bilhões de galões, mas em 2017, caiu para 3 bilhões de galões.
O negócio de sucos gerou cerca de US$ 3 bilhões (R$ 15,6 bilhões) em receita para a PepsiCo no ano passado, mas com margens de lucro operacional abaixo das margens gerais da empresa.
Sua grande rival, a Coca-Cola, também está seguindo o movimento e se livrou recentemente de marcas de suco como Odwalla e Zico, reporta a AP.