close

Pfizer procura voluntários para testar remédio anticovid

Candidatos para os estudos do Paxlovid precisam ter testado negativo e apresentar relato de contato próximo com pessoa infectada

O antiviral da Pfizer

O Paxlovid começará a ser testado no Brasil pelo Rio de Janeiro | Foto: Getty Images

Estudo clínico iniciado no Rio de Janeiro busca voluntários que tenham testado negativo para a covid-19, apesar de ter mantido contato próximo com pessoas contaminadas. Os candidatos aprovados vão testar o Paxlovid, remédio desenvolvido pela Pfizer que pode evitar o contágio da doença.

Podem participar pessoas que tenham, por exemplo, familiar doente. A ideia do teste clínico é testar a capacidade do medicamento de evitar contaminação. Os voluntários devem ter a partir de 18 anos de idade e serão acompanhados por 42 dias.

São 29 centros autorizados a fazer os testes no Brasil. O remédio da biofarmacêutica já foi testado com sucesso em estudos de fase 1 e 2 realizados com pessoas com covid.

Voluntários de estudo preliminar tinham a doença

Segundo a Pfizer, a medicação teve eficácia de 89% na redução do risco de internação ou morte entre pessoas com casos graves de covid-19 em estudos preliminares de fase 2 e 3.

O antiviral funcionou quando administrado três dias após o diagnóstico, de acordo com a empresa. Dos 1.219 adultos que participaram da pesquisa, dez que tomaram o placebo morreram, comparado com nenhum óbito entre os que receberam o remédio.

Os testes também comprovaram a segurança da substância. Agora, a farmacêutica quer avaliar a possibilidade de usar o remédio como meio de reduzir o risco de contaminação.

Pfizer afirmou que pretende solicitar autorização para uso da droga à Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês), agência reguladora dos Estados Unidos, este mês. (Agência Brasil)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra