Estados Unidos vão criar sistema de pagamento eletrônico similar ao Pix
O Pix americano, denominado FedNow terá menores custos e maior eficiência do que versões privadas, além de oferecer maior segurança
31/08/2022O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, estuda criar um sistema de pagamentos instantâneos em todo o território americano em 2023, segundo o Wall Street Journal. O sistema semelhante ao Pix brasileiro será criado para modernizar a infraestutura de pagamentos em tempo real.
Nos Estados Unidos já existem iniciativas privadas de transferências instantâneas como o Venmo e o PayPal. Mas, o novo sistema FedNow vai permitir o pagamento de contas e transações 24 horas por dia, sete dias por semana, informa a agência Bloomberg, citando o Wall Street Journal.
Saiba mais
- 6 vantagens explicam o sucesso do Pix
- Pix já movimentou mais de R$ 7,5 trilhões
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
O FedNow terá menores custos e maior eficiência do que versões privadas, além de reduzir a vulnerabilidade do sistema financeiro, segundo as informações do jornal. O sistema foi aprovado pelo Fed em 2019.
O Banco Central do Brasil lançou o Pix em novembro de 2020 e teve uma adoção rápida pelos brasileiros. Até 31 de julho de 2022, o Brasil tinha mais de 478 milhões de chaves cadastradas. As chaves são identificadores de cada usuário, e cada um pode ter até três chaves.
Em menos de dois anos, o Pix se tornou o principal meio de pagamento e transferência da população brasileira, superando cartões de débito e crédito e ferramentas como TED e DOC, que caíram em desuso pela população.
Estre as vantagens estão a ausência de taxas em transações entre pessoas e o funcionamento 24/7 (24 horas por dia, sete dias por semana).