Porto tira o sobrenome para ir além do seguro
Uma das principais seguradoras do país, a Porto Seguro muda seu nome para Porto (PSSA3) e tem rating de compra e preço-alvo de R$ 32 por ação
13/04/2022O Porto (PSSA3) apresentou para investidores e analistas o novo reposicionamento das marcas da empresa e fez o anúncio oficial da conta digital da companhia. O reposicionamento da marca deve dar mais autonomia às áreas de negócio, segundo a direção da empresa. A partir de agora, Porto Seguro será chamado apenas de Porto.
Cada uma das áreas de negócio da Porto foi renomeada, passando a designar-se Porto Seguros (Seguros P&C), Porto Saúde (Seguros de Saúde) e Porto Bank (Vertical de Serviços Financeiros). Essa mudança reforça a autonomia já conferida às unidades, que passam a contar com uma estrutura interna com equipes e metas próprias.
Bruno Garfinkel, presidente do Porto, destacou que as três marcas devem ter estruturas jurídicas diferentes, abrindo a possibilidade de eventuais parcerias, investimentos e até IPOs no futuro.
No segmento de seguros de automóveis, houve o rebranding do Bllu, produto de seguro de baixo custo que foi reposicionado sob a Marca Azul (através do nome: Azul por Assinatura).
Deve ser um produto mais acessível, funcionando como um seguro por assinatura, que passou a ser um subproduto da marca Azul. Além disso, será oferecido principalmente por meio de canais diretos.
Porto Seguro anuncia conta digital
A Porto vê um bom potencial no produto, já que o rebranding deverá revelar-se uma estratégia de marketing mais eficaz, segundo a empresa, à medida em que se torna disponível a nível nacional, enquanto nos primeiros 12 meses esteve restrito a apenas algumas cidades.
A Porto anuncia a sua conta digital, um gigante com 3,5 milhões de clientes. Embora ainda em versão beta, o Banco Porto Seguro (unidade que engloba os negócios de serviços financeiros da Porto) anunciou oficialmente o lançamento de sua conta digital, chamada Banco Porto Seguro, um desejo antigo da empresa.
Todos os serviços financeiros da Porto foram reestruturados e integrados num único ambiente, a app Porto Bank. Além disso, todos os atuais titulares de cartões de crédito Porto Seguro serão automaticamente convertidos para a base de clientes do Banco Porto Seguro, o que o torna uma das maiores contas digitais do país, com 3,5 milhões de contas.
Foco na força de vendas e expansão geográfica para continuar expandindo a Porto Saúde. A Porto Saúde mantém ainda a sua ambiciosa meta de atingir 1MM de clientes (atualmente nos 350k).
Para atingir esse objetivo, o negócio de saúde precisa fortalecer seu canal de distribuição, ampliando a penetração em seus corretores (a empresa pretende dobrar o número de corretores ativos que vendem este produto em 2022) e
extensão geográfica, expandindo a atuação para além de São Paulo metropolitana, alcançando outras importantes regiões metropolitanas.
Não está nos planos da empresa adotar um modelo verticalizado, mas ela quer atuar com o mesmo foco no controle de custos por meio do uso intenso de tecnologia e inteligência na gestão médica e de vendas.
Análise de PSSA3 no 4T21
A Porto Seguro (PSSA3) apresentou resultados mistos no quarto trimestre. O aspecto negativo foi o fraco resultado final, pressionado pelo resultado de subscrição (principalmente em auto, com maior índice de sinistralidade) e resultado financeiro líquido (em uma base de comparação mais difícil).
O Banco Safra acredita que a Porto Seguro está apresentando um crescimento de receita muito bom em geral (segmentos de seguros e financeiro), enquanto outros segmentos de seguros (ex-auto) já estão apresentando melhorias em seus índices de sinistralidade (Vida, Saúde e P&C, por exemplo).
O Safra espera que o forte desempenho da receita da Porto Seguro dilua as despesas com sinistros de automóveis nos próximos trimestres, trazendo-a para níveis mais normalizados.
Embora possas não haver um catalisador de curto prazo para a ação, o Safra acredita que a PSSA3 está sendo negociada em uma avaliação atraente, em 7,8x P/L 2022 e 1,4x P/VP, que está abaixo dos seus múltiplos históricos. Por isso, o Safra mantém a recomendação de compra para a ação, com preço-alvo de R$ 32.
Pontos positivos
- O melhor da categoria no segmento automotivo, com portfólio diversificado de marcas;
- Baixos índices de sinistros, seleção e precificação sofisticada de riscos;
- Oportunidades de crescimento no Norte e Nordeste;
- Estratégia para diversificar as receitas por meio de novos serviços (principalmente em serviços financeiros);
- Forte relacionamento com corretores;
- Estrutura de capital: a otimização está ajudando a Porto Seguro a atingir níveis recordes de Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE);
- Oportunidades de venda cruzada;
- Economia de custos e oportunidades de sinergia.
Riscos
- Concentração no segmento de automóveis;
- O segmento de automóveis é um pouco competitivo com jogadores fortes e capitalizados;
- Taxas de juros baixas podem afetar os ganhos.Sobre a Porto Seguro
Sobre a Porto Seguro
A Porto Seguro S.A é a 4º maior companhia seguradora do Brasil e líder no segmento de automóvel e residência. Conta com uma estrutura operacional e de distribuição de cerca de 13 mil funcionários, 120 filiais e 3,6 mil agências bancárias do Itaú espalhadas por todo o país, além de aproximadamente 35 mil corretores independentes e 13 mil prestadores de serviço.
A Porto Seguro é líder no segmento de automóvel e residência no Brasil e conta com aproximadamente 8 milhões de clientes distribuídos nas diversas linhas de negócios. A empresa é reconhecida pelo alto nível de atendimento a clientes e corretores e pela qualidade dos serviços oferecidos.
Em novembro de 2003, a companhia ampliou sua presença no mercado de seguros por meio da aquisição da Azul Seguros, que oferece seguro de automóvel, seguros patrimoniais e seguros de vida (excluindo os produtos de previdência).