BB Seguridade e Porto Seguro apresentam performance negativa
Dados so setor de seguros referentes a janeiro apresentados pela Susep indicam resultados negativos para BB Seguridade e Porto Seguro
08/03/2022A Susep divulgou seus dados de seguros relativos a janeiro de 2022. No geral, os números foram negativos para BB Seguridade e Porto Seguro.
Para BB Seguridade, a Brasilseg apresenta bons números de receita, com crescimento de prêmio emitido no mês de 44% na comparação anual, principalmente devido ao segmento rural, que apresentou alta de 88% a/a.
Saiba mais
- Resultados reforçam preferência pelas ações da BB Seguridade
- Minério vai a US$ 160 com temor de quebra de oferta global
- Governo discute subsídio para evitar repasse da alta do petróleo
No entanto, a sinistralidade da Brasilseg apresentou alguma deterioração, principalmente devido ao segmento rural, impactado negativamente pelo período de estiagem na região sul do país, parcialmente mitigado pelo resseguro. Como resultado, o lucro líquido caiu 31% na comparação anual.
Por outro lado, os números da Brasilprev foram bons, embora o resultado financeiro tenha mostrado queda 19% na comparação anual (ainda em patamar positivo), levando o resultado a crescer apenas 3% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Por fim, apesar de ter pouca representatividade para o resultado consolidado da companhia, a Brasilcap apresentou forte lucro no mês (+192% a/a), beneficiando-se do robusto resultado financeiro no período.
Os dados da Porto Seguro também foram negativos, ainda impactados pelo maior índice de sinistralidade. Enquanto o prêmio emitido do segmento de automóveis cresceu 13% a/a, a sinistralidade no segmento Auto subiu para 69,4% em janeiro/22, acima dos 61,6% registrados no 4T21.
Embora o Safra tenha recomendação de compra tanto para BB Seguridade quanto para Porto Seguro, a preferência do banco ainda é a BB Seguridade, principalmente devido ao bom momento para os lucros no curto prazo em relação à Porto Seguro, ainda pressionado negativamente pelo maior índice de sinistralidade proveniente do segmento de automóveis.