Procon investiga falhas de segurança em celulares
Polícia investiga série de roubos e desbloqueio de segurança de telefones celulares e empresas terão de explicar falhas de segurança
17/06/2021O Procon de São Paulo enviou notificações às empresas Motorola, Samsung e Apple pedindo explicações sobre os dispositivos de segurança para bloqueio e desbloqueio do acesso aos celulares das marcas.
O pedido refere-se a um novo tipo de golpes que estão sendo registrados envolvendo quadrilhas especializadas em roubo de celular para acessar aplicativos de bancos e fazer transferências indevidas, explicou o Procon em nota à imprensa.
As empresas deverão apresentar laudos técnicos, assinados por profissionais habilitados, com informações sobre a eficiência dos sistemas de bloqueio e desbloqueio, além de mecanismos de acesso a dados armazenados nos aparelhos como senhas, códigos de segurança, reconhecimento de voz e face, entre outros.
Quebra de segurança e violação de dados
As fabricantes também deverão informar ao Procon as providências tomadas para a identificação de possíveis problemas de quebra de segurança e de violabilidade de dados nos aparelhos, entre outros pontos.
Motorola, Samsung e Apple têm até o dia 22 para responderem aos questionamentos do Procon.
“O Procon já tomou conhecimento de uma quadrilha de receptadores de celulares cujo principal negócio ilícito não é a revenda do celular, mas a defraudação das senhas para fraudes bancárias. Isso está sendo feito por meio de um exército de hackers”, disse o diretor-executivo Fernando Capez, em entrevista à Folha de S. Paulo, jornal que revelou uma série de casos de pessoas que foram vítimas.