close

Produção industrial da China cresce 9,8% em abril

As vendas no varejo da China também surpreenderam com crescimento de 17,7% na comparação anual

indústria chinesa

Produção industrial na comparação anual veio acima da expectativa dos analistas | Foto: Getty Images

A produção industrial chinesa saltou 9,8% em abril, na comparação anual, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) do país.

A previsão de analistas consultados pelo Wall Street Journal era de alta menor, de 9,1%. Na comparação com março, o avanço foi de 0,52%.

De acordo com nota publicada no site do NBS, a economia da China “manteve o ritmo de recuperação estável” no último mês.

“Todas as regiões e departamentos consolidaram e coordenaram tanto a prevenção e controle de epidemias, quanto o desenvolvimento econômico e social”, diz o comunicado.

Vendas no varejo sobem 17,7%

As vendas no varejo da China saltaram 17,7% na comparação anual de abril, informou na noite deste domingo o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) do país. A previsão de analistas consultados pelo Wall Street Journal era de alta maior, de 24,9%.

O avanço em relação a março, por sua vez, foi de 0,32%. A leitura representa uma desaceleração do indicador, já que o ganho anual de março foi de 34,2%.

Mercado imobiliário

As vendas de moradias na China tiveram expansão anual de 73,2% no primeiro quadrimestre, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) do país.

Apesar de forte, o resultado mostra desaceleração ante o ganho anual de 95,5% observado no primeiro trimestre.

Os investimentos no desenvolvimento de projetos imobiliários apresentaram crescimento anual de 21,6% nos primeiros quatro meses de 2021, após subirem 25,6% no período de janeiro a março.

Já as construções iniciadas – considerando-se tanto residências quanto propriedades comerciais – aumentaram 12,8% no confronto anual do primeiro quadrimestre, também perdendo força em relação ao acréscimo de 28,2% verificado no primeiro trimestre.

O preço médio de novas moradias nas 70 maiores cidades da China subiu 4,45% na comparação anual de abril, segundo dados divulgados pelo NBS. O avanço mostra leve aceleração frente ao aumento anual de 4,36% registrado em março.

Em relação ao mês anterior, os preços de novas moradias chinesas registraram alta média de 0,48% em abril. Em março, o ganho mensal havia sido de 0,41%. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio