Raízen e Femsa planejam forte expansão da rede de mercados Oxxo
Após abrir primeira loja em 2020, rede Oxxo passou a explorar a região central de São Paulo e agora vai abrir mais de 200 lojas no País até 2023
15/06/2022O Grupo Nós, uma joint-venture criada em 2019 pela Raízen e Femsa, está com planos ambiciosos para expandir a presença da marca Oxxo no Brasil. A primeira loja da marca foi inaugurada no final de 2020 em Campinas, um teste para o seu modelo de negócios. Desde então, a companhia passou a explorar a região central de São Paulo e, agora, a expectativa é abrir 202 novos estabelecimentos Oxxo até março de 2023. De acordo com o CEO, a meta é atuar em todas as capitais e principais cidades do país.
Além da marca Oxxo, o Grupo Nós também controla a marca Shell Select, que opera lojas de conveniência em postos de combustíveis. O modelo das lojas Oxxo é semelhante a uma conveniência, mas opera fora dos postos e busca explorar o mercado de varejo de proximidade, ainda com baixa penetração no Brasil. Esse mercado é fragmentado e composto essencialmente por pequenos operadores de bairro.
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A estratégia da marca Oxxo é adaptar o sortimento de cada loja de acordo com o perfil de consumo de cada região e estar localizada próximo à residência e trabalho do consumidor, bem como próximo a escolas, estações de metrô e ônibus.
O modelo foi bem-sucedido no México e agora a companhia vai importar o know-how para o Brasil. Diferentemente de outras lojas de mercado, o objetivo da Oxxo é atender as necessidades mais urgentes do cliente.
Atualmente, a rede possui apenas lojas próprias da Oxxo, mas o grupo prevê inaugurar unidades franqueadas, dado o potencial desse mercado do Brasil.
Nessa linha de minimercado, os concorrentes mais próximos são as marcas Pão de Açúcar Minuto, Extra, Dia e Carrefour Express, vistos como mais consolidados do setor.