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Receita da Rumo cai 9% no trimestre com menor volume transportado

Faturamento chegou a R$1,5 bilhão, conforme o esperado pelo mercado; Ebitda atingiu R$ 419 milhões, queda de 44,6%

Trem da Rumo (RAIL3) em trilhos com vegetação amarela do lado esquerdo

Safra manteve classificação de compra para os papéis RAIL3 | Foto: Divulgação

A Rumo (RAIL3) divulgou resultados negativos para quarto trimestre, conforme esperado pelo mercado. A queda de 9%, no comparativo com o mesmo período de 2020, em sua receita líquida, para R$1,5 bilhão, foi explicada principalmente pelo recuo de 1,9% observada nos volumes expedidos em sua malha ferroviária, para 15,9 bilhões de toneladas por quiômetro útil (TKUs) e menor tarifa média cobrada, queda de 6,1%.

Segundo o Banco Safra, as tarifas foram impactadas negativamente pela quebra da safra de milho no segundo semestre do ano passado, bem como pelos grãos capturados em regiões mais distantes e com a compressão dos preços spot dos grãos. Por outro lado, os resultados negativos foram amenizados pelo ramp-up da rede Malha Central que permitiu à empresa crescer 3,1 p.p. em market share no porto de Santos.

Saiba mais

Já o EBITDA da companhia atingiu R$ 419 milhões, um declínio de 44,6% no comparativo com o 4º trimestre de 2020. O resultado negativo foi explicado principalmente pela redução de receita e tarifas, juntamente com maiores custos variáveis, principalmente inflação e gastos com combustível, que saltaram 47% no período, apesar do ganho de 3,5% na eficiência energética. Isso fez com que os custos fixos da Rumo aumentassem 18,3% ano contra ano.

Rumo divulga projeções para o ano

A empresa também divulgou suas estimativas para 2022. De acordo com o balanço, a Rumo projeta alcançar um EBITDA de R$ 4,1 bilhões a R$ 4,5 bilhões. A estimativa do Banco Safra é de R$ 5,3 bilhões. Já o capex total deve ficar entre R$ 2,7 bilhões e R$ 2,9 bilhões, segundo a empresa. Já o banco espera investimentos da empresa da ordem de R$ 4,1 bilhões. Os volumes transportados devem girar entre 72 TKUs e 76,0 TKU. Para o banco, a Rumo pode movimentar 77,8 TKUs neste ano.

Segundo o banco, a quebra de safra continuou prejudicando os resultados da Rumo no período. No entanto, a instituição financeira estima melhores resultados na safra de 2022, apesar da estiagem observada na região Sul no início do ano, por causa da antecipação do plantio de soja, que já leva a uma colheita acima da média de últimos 5 anos nas principais áreas de atividade da empresa.

Com isso, o Safra mantém o rating de compra para a Rumo, principalmente considerando o potencial de valorização das ações da empresa, bem como a visão otimista do banco para a empresa no longo prazo.

Vale a pena investir em RAIL3?

  • Pré-pagamento das outorgas relativas à renovação das concessões Malha Paulista e Malha Central;
  • Perfil monopolista, uma vez que a concorrência nas redes ferroviárias só existe a partir de caminhões;
  • Conta com barreira de entrada relevante, pois o segmento é altamente intensivo em capital e demanda muito know-how regulatório.
  • Empresa exposta ao crescimento do agronegócio no Brasil;
  • Equipe de gestão altamente capacitada e confiável.

Quais são os principais riscos de RAIL3

  • Quebra da safra agrícola no país, especialmente soja e milho no Mato Grosso.

Sobre a Rumo (RAIL3)

A Rumo é a empresa resultante da fusão entre Rumo Logística e ALL – América Latina Logística, concluída em 2016. Oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A principal área de atuação se estende sobre os Estados de Mato Grosso, São Paulo e os Estados da região sul do Brasil, onde quatro dos portos mais ativos do país estão localizados (através dos quais a maior parte da produção de grãos do Brasil é exportada).

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