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Resultado financeiro da Multilaser foi melhor que o esperado pelo mercado

A companhia recuperou a margem bruta, apesar dos volumes de vendas e da margem EBITDA terem sido menores no trimestre,

Fachada da Multilaser

O Safra manteve a recomendação de Compra, pois ainda há bons fundamentos para a empresa | Foto: Divulgação

A  fabricante de equipamentos eletrônicos Multilaser (MLAS3) apresentou volumes de vendas e margem EBITDA decepcionantes no primeiro trimestre, mas teve uma boa recuperação na margem bruta ante o quarto trimestre do ano passado e boa margem líquida, em função dos resultados financeiros líquidos mais fortes do que o esperado.

A empresa registrou queda significativa nas vendas líquidas, de 10% no comparativo anual, devido às altas vendas governamentais e demanda impulsionada no período e menor margem EBITDA em função do aumento das despesas gerais, administrativas e com vendas (SG&A).

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Por outro lado, a empresa apresentou uma boa recuperação da margem bruta, 7 pontos percentuais (p.p) superior em relação ao trimestre anterior, devido ao melhor mix de produtos e canais e também um lucro líquido ligeiramente melhor do que o esperado, com melhora sequencial, segundo o Safra.

O lucro líquido atingiu R$ 171 milhões no trimestre, com queda de 12% no comparativo anual, mas aumento de 11% no trimestre e 4,7% acima das estimativas do Safra.

Para o banco, os números da Multilaser foram misturados com altos e baixos e a receita liquída e o Ebitda abaixo do esperado foi decepcionante.

Pelo lado positivo, segundo o Safra, a margem bruta teve uma melhora e o resultado final foi decente, em razão de um melhor resultado financeiro. Com isso, o banco manteve a recomendação de Compra para a Multilaser, pois ainda há bons fundamentos e uma avaliação atraente, considerando o fraco desempenho recente das ações.

Vale a pena investir em MLAS3?

  • Portfólio amplo e diversificado traz resiliência às vendas;
  • Posição de liderança em várias categorias com marcas próprias;
  • Ainda há espaço para expandir família de produtos;
  • Oportunidades crescentes no segmento de educação;
  • Escala e plataforma de produção robusta;
  • Estratégia comercial que potencializa atuação no ponto de venda;
  • Oportunidades por meio de parcerias com marcas globais reconhecidas;
  • Característica anticíclica defensiva, graças a preços mais baixos;
  • M&A é uma opção que pode agilizar o acesso a novos segmentos; e
  • Equipe de gestão experiente.

Quais são os princiais riscos de MLAS3?

  • Eventual mudança no regime tributário que altere a dinâmica do negócio negativamente;
  • Volatilidade do câmbio pode impactar o preço dos produtos (maioria dos componentes é importada);
  • Concorrência de grandes participantes internacionais;
  • Mudanças em tendências de consumo precisam ser previstas;
  • Interrupção na cadeia de suprimentos.

Sobre a Multilaser (MLAS3)

A Multilaser (MLAS3) é uma das maiores fabricantes de equipamentos eletrônicos do Brasil com um amplo portfólio de produtos. Foi fundada em 1987 por Isreal Ostrowiecki, inicialmente vendendo cartuchos de impressora. Em 2004, Alexandre Ostrowiecki, filho do fundador, assumiu o controle da empresa e a reinventou com o lançamento da linha de periféricos. Alexandre é o atual CEO e o principal acionista da empresa, com 39,5% das ações.

Atualmente, o portfólio da Multilaser (MLAS3) conta com mais de 5 mil itens, em diferentes áreas como tablets, smartphones, notebooks, pen drives, chips de memória, acessórios de informática, eletroportáteis, casa conectada, utensílios domésticos, acessórios e equipamentos esportivos, instrumentos de saúde, acessórios e produtos automotivos, áudio e vídeo, segurança eletrônica, brinquedos, papelaria, pets e puericultura.

Para apoiar a operação, a Multilaser (MLAS3) possui uma plataforma robusta de produção e distribuição, com 3 plantas de produção e 2 centros de distribuição. Além disso, possuem uma estratégia comercial forte, com mais de 1,2 mil vendedores e 44 mil pontos de venda. A Multilaser também está presente em 44 marketplaces e possui sete sites de comércio eletrônico de suas marcas. O IPO da Multilaser (MLAS3) ocorreu em 2021, arrecadando R$ 1,9 bilhão.

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