Opções para ganhar com o stress da curva de juros
Confira os setores que tendem a ganhar com a volatilidade da curva de juros e como se beneficiar com proteção no mercado de renda variável
02/05/2022Enquanto o mundo vivencia uma das maiores crises geopolíticas da história recente, os investidores continuam preocupados com a inflação e suas consequências nas curvas de juros. Os bancos centrais ajustam suas projeções a cada novo dado divulgado e as bolsas tentam precificar os acontecimentos, trazendo muita volatilidade para os mercados.
Sabemos que um cenário inflacionário e de juros altos não é satisfatório para as empresas e suas ações, independente do seu setor de atuação. O custo do dinheiro aumenta, as dívidas ficam mais pesadas e o futuro cada vez mais desafiador. Mesmo contra a lógica econômica, os investidores fogem de ativos de risco e concentram suas alocações em renda fixa.
Saiba mais
- Conheça fundos imobiliários sólidos para diversificar a carteira
- As vantagens de realizar o financiamento imobiliário com o Safra
- Como investir com potencial de retorno de Warren Buffett
Na esteira de todos os acontecimentos, cabe a nós analisar as oportunidades que surgem desse complicado momento. Pois bem, os juros estão altos e devem continuar assim por um longo período.
Setores que podem se beneficiar com o stress da curva de juros e como fazer alocações em renda variável.
O setor bancário é, sem dúvida, o que mais se beneficia dessa dinâmica. Por possuir quase 50% de sua receita atrelada à carteira de crédito, o alto custo do dinheiro acaba sendo benéfico para os bancos. É claro que a situação econômica mais delicada traz um risco maior de inadimplência, mas esse cenário costuma ser positivo, principalmente para os grandes players do mercado. O Banco Safra destaca a preferência para Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3).
Outro setor que se beneficia do stress das curvas de juros é o de seguros. O aumento das taxas de renda fixa é muito bem vindo para essas empresas, pois todo o dinheiro oriundo dos prêmios recebidos é investido em títulos atrelados aos juros, aumentando assim suas receitas.
Atualmente preferência do Safra fica para BB Seguridade (BBSE3), mas as ações de Porto Seguro parecem bastante descontadas. O receio para a segunda opção é o seu resultado de curto prazo que deve vir abaixo das expectativas, segundo a análise.
O Banco Safra destaca ser importante ressaltar que, devido ao complicado momento da economia brasileira e os eventos políticos que devem começar a fazer preço em breve, as alocações em renda variável devem ser feitas com proteção. Com isso, é possível se beneficiar tecnicamente dos juros e volatilidades altas com a estrutura Collar Kin. Ela permite ao investidor participar da alta de um papel e contar com 100% de proteção. Uma combinação excelente para o momento.