close

A B3 apresenta dados operacionais fracos em fevereiro

Números refletem desaceleração do mercado de ações no primeiro trimestre, mas a B3 continha com recomendação de compra

B3

O número de investidores pessoas físicas na B3 atingiu 4,3 milhões em feveriro, segundo o balanço da B3 | Foto: Getty Images

A B3 divulgou dados operacionais oficiais relativos a fevereiro, indicando um início de ano fraco para a a companhia, principalmente devido aos fracos números no segmento de ações, responsável por metade do faturamento da empresa.

Decompondo o resultado, o segmento de ações continua a mostrar números decrescentes em uma base anual (sobre uma base comparativa muito alta) e uma ligeira melhora na comparação mensal.

Saiba mais

O Volume Médio Diário de Negociação da B3 no mês atingiu R$ 32,738 bilhões, uma queda de 17,1% na comparação anual, refletindo um giro ainda menor (166,5% vs. 180,4% um ano antes). /reflete também a queda do valor de mercado das empresas (-8,9% em um ano).

O número de investidores pessoas físicas na B3 atingiu 4,3 milhões, o que significa um crescimento de 1,2% na comparação mensal.

Em relação ao segmento FICC, o número médio diário de contratos de taxas de juros em Reais e taxas de câmbio caíram -12% e -8% na comparação anual, respectivamente, enquanto a receita por contrato de taxas de juros em reais ficou estável e as taxas de câmbio caíram 3% a/a .

Do lado positivo, destacam-se as unidades OTC (Mercado de Balcão) e Tecnologia, dados e serviços. No mercado de balcão, o volume de derivativos em circulação cresceu +18,5% a/a e o volume de renda fixa foi bom, crescendo +17,1% a/a. Na unidade de dados, a utilização mensal aumentou +16% a/a.

Safra mantem recomendação para B3 após dados de fevereiro

Por fim, o segmento de financiamento de infraestrutura, a unidade menos representativa, continua apresentando números mais fracos. Ambos, o total de veículos vendidos e financiados caíram -26,2% e -11% a/a, respectivamente. No Sistema de Contratos, as adições de contratos caíram 32,3% a/a (para 186 mil novos contratos), implicando uma quota de mercado de 45,6% (-1,4 p.p. a/a).

Até agora, o Banco Safra avalia que os resultados do primeiro trimestre de 2022 estão fracos devido à queda no volume médio Negociado de ações, refletindo o fraco desempenho do mercado de ações no segundo semestre de 2021 e a estabilização da velocidade de giro, o que parece refletir um cenário de maior taxa de juros e deterioração dos fatores macroeconômicos. O Safra tem recomendação de compra para B3 (preço-alvo de R$ 16,5 por ação) devido a um valuation atrativo.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra