Richard Branson viaja ao espaço no domingo e se antecipa a Jeff Bezos
Empresário britânico dono da Virgin Galactic decolará com mais cinco pessoas da nave VSS Unity, dos EUA, com transmissão ao vivo
09/07/2021O empresário britânico Richard Branson, de 70 anos, fará sua primeira viagem ao espaço neste domingo, 11, saindo dos Estados Unidos.
Ele viajará no VSS Unity, que será lançado da nave-mãe VMS Eve, ambas construídas por sua empresa de turismo espacial, a Virgin Galactic.
Haverá, inclusive, transmissão ao vivo do evento de lançamento a partir de 10h (horário de Brasília), diretamente do Spaceport America no Estado americano do Novo México (vídeo no canto superior à direita).
A viagem ocorre uma semana antes do aniversário de Richard Branson. Ele terá a companhia de outras cinco pessoas.
Assim que atingir 50 mil pés (cerca de 15 quilômetros) de altura, a VSS Unity será lançada pela nave-mãe.
A nave voará aproximadamente três vezes e meia a velocidade do som (4.300 quilômetros por hora) no espaço suborbital, alcançando até 110 quilômetros acima da superfície da Terra.
Corrida espacial de bilionários
O lançamento neste domingo do VSS Unity é o 22º voo de teste da nave de turismo espacial.
Com a decolagem, Richard Branson passa à frente na “corrida espacial” travada com os bilionários Jeff Bezos, dono da Amazon, e Elon Musk, dono da Tesla.
Bezos, inclusive, também tem viagem programada para o espaço na nave New Shepard, da Blue Origin, no próximo dia 20. na data, será celebrado o 52º aniversário do primeiro pouso do homem na Lua.
Além da viagem deste fim de semana, a Virgin Galactic de Richard Branson fará o lançamento de outros dois voos de teste com uma tripulação completa.
A ideia é começar a levar passageiros – 600 pessoas já têm lugar garantido – para voos turísticos regulares ao espaço em 2022.
Ao portal Daily Mail, Richard Branson negou estar em uma corrida espacial com Bezos.
“Eu só desejo a ele e às pessoas que vão acompanhá-lo o melhor’, disse, acrescentando que “espero falar com ele sobre sua viagem quando ele voltar”.