8 ações para quem quer investir em empresas comprometidas com questões ESG
Para dezembro, a carteira ESG do Safra é formada por empresas de utilidades básicas, de serviços financeiros, transportes e shoppings
02/12/2022
Para dezembro, a carteira é formada pela composição setorial: 38% em Utilidades Básicas, 38% em Serviços Financeiros, 25% em Transportes e 13% em Shoppings | Foto: Getty Images
O Banco Safra divulgou as recomendações de investimentos para o mês de dezembro, com ativos ligados às práticas ESG (relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança). Segundo o banco, a carteira ESG sofreu uma mudança para este mês, com a troca do papel do Bradesco (BBDC4) pelo da Rumo Logística (RAIL3). O relatório completo pode ser obtido neste link.
“Apesar de seu valuation (valor de mercado) bastante atrativo, Bradesco pode continuar entregando resultados fracos nos próximos trimestres”, afirmou o Safra. No caso da Rumo, o banco ressaltou que, para os próximos trimestres, espera a manutenção dos volumes transportados pela companhia e impactos positivos das tarifas sobre os resultados.
Saiba mais
- Safra Trends vai analisar as melhores opções para investir em 2023
- PIB do trimestre deve indicar crescimento anual de 2,6%
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
“Gostamos bastante da Rumo, considerando a sua robusta tese de investimentos e a significativa valorização potencial de suas ações. Também vale destacar as boas expectativas do mercado referentes à próxima safra, somadas aos ganhos de eficiência a serem adicionados com os investimentos realizados”, justifica o Safra.
Segundo o banco, a carteira ESG busca compor o seu portfólio com ações de empresas nacionais com potencial de crescimento e que se destaquem pela transparência na gestão e pelo comprometimento com práticas sustentáveis de investimento, tendo como objetivo superar o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3). Ações que fazem parte dos índices de Sustentabilidade Empresarial, Índice Carbono Eficiente e Índice S&P|B3/ESG podem compor o portfólio.
Para o mês de dezembro, a carteira tem a seguinte composição setorial: 38% em Utilidades Básicas, 38% em Serviços Financeiros, 25% em Transportes e 13% em Shoppings.
Carteira ESG Safra (empresas responsáveis) – dezembro/2022
Empresa (código) – Setor
- Porto (PSSA3) – Serviços Financeiros
- BTG Pactual (BPAC11) – Serviços Financeiros
- Itaúsa (ITSA4) – Serviços Financeiros
- Equatorial (EQTL3) – Utilidades Básicas
- Vamos (VAMO3) – Transportes
- Rumo (RAIL3) – Transportes
- CCR (CCRO3) – Utilidades Básicas
- Aliansce Sonae (ALSO3) – Shoppings

