Safra inicia cobertura da 3R Petroleum com recomendação de compra
Especializada na revitalização de campos maduros, a 3R Petroleum (RRRP3) tem preço-alvo de R$ 70 e potencial de valorização de 100%
23/09/2021O Banco Safra iniciou a cobertura da 3R Petroleum (RRRP3) com rating de compra e preço-alvo de R$ 70, implicando um potencial de alta de cerca de 100%.
Sgundo o banco, 3R Petroleum (RRRP3) tem gestão experiente e condições de continuar a desempenhar um papel importante na área de fusões e aquisições, bem como implementar a sua estratégia de revitalização dos campos maduros do seu portfólio.
Saiba mais
- Veja os benefícios de investir em ações com a solidez do Banco Safra
- Como investir em ações de Petrobras e Vale com risco reduzido
- Safra lança ‘COE Energia Limpa’ para investir em fontes renováveis
A estratégia da 3R Petroleum (RRRP3) passa pela aquisição de campos maduros onshore e offshore que já possuem reservas certificadas, podem ser operados com custos atrativos e com potencial para aumentar os fatores de recuperação.
O Safra informa que baseou a avaliação da 3R Petroleum (RRRP3) nos relatórios de certificação para sete dos campos da empresa (Macau, Rio Ventura, Fazenda Belém, Pescada, Recôncavo, Peroá e Ponta do Mel).
O Safra utiliza uma abordagem com base em múltiplos para Papa Terra, cujo relatório de reserva deve ser concluído nas próximas semanas. Assumimos o preço do petróleo em linha com o mercado futuro para os próximos anos.
Gestão de RRRP3
Apesar de ser uma empresa jovem, a 3R Petroleum (RRRP3) conta com uma experiente equipe de gestão que está há muitos anos na indústria do petróleo no Brasil e no exterior e em condições de aplicar seus conhecimentos na operação dos campos maduros que estão em seu portfólio e também na avaliação e operação de novos ativos potenciais, informa o banco.
Ainda existem campos onshore e offshore incluídos no programa de desinvestimento da Petrobras (PETR4), criando espaço para potencial expansão do portfólio da 3R Petroleum (RRRP3). Tendo começado com foco em campos terrestres, a empresa gradualmente voltou seus olhos para operações próximas à costa e agora inclui campos em águas rasas e profundas entre seus alvos.
Isso ampliou o leque de opções da empresa, dando-lhe mais oportunidades de aplicar sua estratégia de negócios, afirma o Safra. As atividades de exploração de maior risco, no entanto, permanecem fora da estratégia da empresa.
Sustentabilidade em RRRP3
Na vertente ambiental, a 3R Petroleum (RRRP3) está empenhada no desenvolvimento de geração de energia a partir do gás captado dos poços, minimizando a ventilação direta de gases para a atmosfera, segundo o Safra.
Isso faz parte do plano de transformação de Macau em campo autossuficiente em termos de energia e deverá estar operacional no primeiro semestre de 2022.
Cerca de 70% da necessidade de energia seria gerada por meio deste projeto, com pequenos geradores termelétricos movidos a gás natural produzido no campo. Os outros 30% viriam de três aerogeradores com 0,6 MW de capacidade instalada cada.
Vale a pena investir em RRRP3?
- Campos maduros podem ser operados a custos atrativos e com potencial para aumentar os fatores de recuperação;
- Equipe de gestão experiente; e
- Oportunidades de aquisição de ativos.
Quais são os principais riscos de RRRP3?
- Preços do petróleo, que influenciam diretamente os resultados da empresa;
- Riscos de execução relacionados não apenas à operação de campos de petróleo e gás, mas também ao número crescente de projetos simultâneos;
- Regulamentação;
- Crescente competição pela aquisição de ativos de petróleo e gás; e
- Questões ambientais inerentes ao setor.
Sobre a 3R Petroleum (RRRP3)
A 3R Petroleum (RRRP3) é uma empresa do setor de óleo e gás com foco em redesenvolvimento de campos maduros em produção. O nome da empresa alude aos pilares Redesenvolver, Revitalizar e Repensar, que norteiam a estratégia de incremento de produção e reservas nos ativos.
A história da empresa remonta a 2014, quando a Ouro Preto Óleo e Gás adquiriu uma participação de 35% nos campos costeiros de Pescada e Arabaiana. A Ouro Preto seria posteriormente adquirida pelo fundo Starboard e, em seguida, incorporada à 3R Petroleum. Em agosto de 2019, ocorreu a primeira aquisição de ativos, viabilizada pelo plano de desinvestimento da Petrobras.
O portfólio atual da 3R Petroleum (RRRP3) é composto por oito clusters, dois dos quais já operados por eles (Macau e Rio Ventura) e seis em fase de transição, aguardando aprovações regulatórias e de licenciamento finais a serem transferidos para a empresa: Fazenda Belém, Recôncavo e Redonda/Ponta do Mel (onshore) e Pescada, Peroá e Papa Terra (offshore).
A estrutura acionária da 3R Petroleum é composta por quase 40% de dois fundos geridos pela Starboard, 2% da administração e 60% de free float (livre negociação em Bolsa de Valores).