close

Onde investir em setembro: melhores opções em renda fixa e ações

Relatório do Banco Safra sugere alterações significativas nas alocações de investimentos, com queda da renda fixa e aumento do multimercado para todas as classes de investidores

Os especialistas do banco alertam para o “otimismo cauteloso” para os investimentos de risco local e internacional nas próximas semanas

A área de estratégia de investimentos do Banco Safra divulgou o relatório com recomendações para o mês de setembro, indicando as melhores estratégias de alocação por perfil de investidor. Os especialistas do banco alertam para o “otimismo cauteloso” para os investimentos de risco local e internacional nas próximas semanas.

Segundo o relatório, setembro será um mês no qual os investidores deverão ficar mais uma vez atentos ao noticiário fiscal, já que as discussões no Congresso Nacional podem trazer benefícios ou potenciais impactos para as diferentes classes de investimentos e para as empresas na Bolsa.

Saiba mais

No cenário internacional, os investidores devem ficar atentos à evolução dos dados de atividade na China, especialmente sobre o desempenho do mercado imobiliário e potenciais estímulos do governo para não perder a meta de 5% de crescimento em 2023. Além disso, o banco prevê pausa na elevação dos juros nas próximas reuniões do Banco Central Europeu, e do FOMC, o Comitê de Política Monetária do Banco Central dos Estados Unidos. No caso do BCE), os juros podem voltar a subir em novembro.

O relatório do Safra destaca o aumento – pela 5ª vez em 2023 – nas posições sugeridas para a Renda Variável Local, tendo em vista que as ações brasileiras, de forma seletiva e diversificada, apresentam a melhor relação entre retorno e risco potencial.

O otimismo também é percebido no reforço nas posições de Renda Fixa Inflação – classe de ativos de maior retorno e risco potencial entre as opções de Renda Fixa.

As opções de investimento desta classe, segundo o Safra, apresentam preço e remuneração atrativos quando observados os vencimentos de prazos superiores a 7 anos.

O banco reforça que a componente de inflação presente na classe (IPCA mais taxa prefixada) pode funcionar com proteção de longo prazo para situações adversas.

A cautela aparece na recomendação de aumento da posição Internacional, destacando-se a Renda Fixa Internacional de baixo risco e prazos entre 3 e 5 anos.

Esta classe de investimentos tem dupla função na alocação dos investimentos: ela aumenta o potencial de diversificação expandindo fronteiras e também funciona como proteção para investimentos locais em função da potencial variação cambial.

Por fim, o Safra Report de setembro destaca que oportunidades e riscos andam de mãos dadas e ambos podem se materializar a qualquer momento e sem aviso prévio.

Segundo os especialistas do Safra, a diversificação de investimentos com observância à tolerância ao risco e capacidade de assumir riscos de acordo com o perfil do investidor é o melhor caminho a ser perseguido para capturar oportunidades minimizando eventuais riscos.

Confira a íntegra do Safra Report com recomendações de investimentos para setembro.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra