Dividendos: carteira para quem busca renda mensal com segurança
Carteira Dividendos sugerida do Safra para o mês de setembro foi ajustada com a entrada de CCR, Engie e BB Seguridade; confira as mudanças
01/09/2023A carteira sugerida do Safra para o investidor que tem foco em dividendos tem novidades para o mês de setembro: foram excluídos os papéis de Banrisul (BRSR6), Porto (PSSA3) e B3 (B3SA3). Em substituição entraram CCR (CCRO3), Engie (EGIE3) e BB Seguridade (BBSE3).
A Carteira Dividendos do Safra reúne ações sugeridas pelo banco para quem quer manter investimentos em renda variável com rendimento mensal na forma de dividendos pagos pelas empresas. A carteira é composta por empresas nacionais com bom potencial de pagamento de dividendos e expectativa de crescimento.
Saiba mais
- Top 10 BDRs: ativos internacionais acumulam rendimento de 9,71% no ano
- Onde investir em agosto, para aproveitar a onda de corte dos juros
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
As ações sugeridas são de empresas que apresentam transparência e solidez como pilares, além de alto potencial de valorização no longo prazo e boas pagadoras de dividendos. Trata-se de uma carteira com perfil mais defensivo e conservador, segundo o Safra.
Também fazem parte da carteira as ações de Banco do Brasil (BBAS3), Alupar(ALUP11), Telefônica Brasil (VIVT3), Eletrobras (ELET6), Vale (VALE3) e Itaú Unibanco (ITUB4).
Mudanças na Carteira Dividendos para setembro
A retirada da ação da Porto foi justificada pela dinâmica mais favorável de resultados para a BB Seguridade, pois os analistas do banco notam o papel negociando a
múltiplos abaixo da média histórica.
A saída da B3 foi justificada pelo fato do volume de negociação no mercado de ações não estar apresentando a reação que era esperada.
A entrada da CCR na Carteira Dividendos deve-se à vasta expertise em operar concessionárias de rodovias no Brasil, assim como operações de concessões em outros segmentos, como aeroportos e mobilidade urbana. A empresa com um portfólio de projetos diversificado e capacidade de operar em diferentes segmentos, isso permite a companhia evitar competição em um segmento específico e também reduz o seu risco. O balanço saudável e a boa geração de fluxo de caixa oferece m interessante capacidade de pagamento de dividendos, segundo o Safra.
Já a inclusão de Engie deve-se principalmente ao seu valuation, pois o Safra vê o papel sendo negociado a uma TIR de 9,5% e oferece um dividend yield médio de 11,5% para 2023-2025. Além disso, apresenta-se como uma boa opção de beta baixo para um mercado volátil.
A Engie é uma grande operadora de eletricidade que atualmente está implantando linhas de transmissão e projetos renováveis. Além disso, ela detém uma posição favorável no mercado de gasodutos por meio de sua participação na TAG, o que faz com que a empresa desfrute de oportunidades de crescimento a longo prazo.
Sobre a inclusão de BB Seguridade na carteira de dividendos, o Safra destaca a boa performance vista no segundo trimestre para a Brasilseg, os sólidos resultados financeiros e uma boa alavancagem operacional que indicam um segundo semestre “bastante promissor”. O Safra também vê BBSE negociando a um atrativo múltiplo P/L 2024e de 8,5x e oferecendo um bom retorno de dividendos (9,9% 2024e).