Shoppings recuperam vendas e superam o nível pré-pandemia
Operadores de shoppings relatam resultados significativamente melhores no primeiro trimestre de 2022, com o fim das restrições da pandemia
17/05/2022Os operadores de shoppings relataram resultados significativamente melhores no primeiro trimestre de 2022, refletindo a reabertura completa da economia à medida que as restrições do covid foram levantadas, especialmente devido ao fim do uso obrigatório de máscaras em locais fechados, impulsionando ainda mais as vendas dos lojistas.
As vendas totais dos lojistas já superaram os níveis pré-pandemia (2019), com abril e maio aparentemente registrando crescimento real, pois o fim do uso obrigatório de máscaras em locais fechados e feriados (Dia das Mães) impulsionaram ainda mais as vendas dos lojistas.
Saiba mais
- Custo do crédito sobe, mas inadimplência se mantém em patamar baixo
- Veja como operar na bolsa de valores com a solidez da Safra Corretora
- Receba diretamente as análises do Banco Safra pelo Telegram
Além disso, as operadoras dentro de nossa cobertura conseguiram reduzir substancialmente os volumes de descontos concedidos – em especial Multiplan e Iguatemi, que apresentaram uma queda considerável na inadimplência líquida.
O ritmo de assinaturas de novos contratos também está superando as expectativas, uma vez que a taxa de ocupação manteve a tendência de crescimento recente, apesar do volume de negócios acima da média. Por outro lado, os resultados de estacionamento ainda não se recuperaram totalmente, principalmente devido à redução do tempo médio de permanência dos clientes, que esperamos normalizar ao longo do ano.
Shoppings voltados para a alta renda são mais resilientes diante da instabilidade
Dentro do setor, o Banco Safra destaca a preferência por shoppings com foco em alta renda, que tendem a ser mais resilientes em períodos de instabilidade econômica, maiores taxas de desemprego e pressão inflacionária sobre a renda média.
Embora reconheça que a Multiplan apresentou o melhor resultado trimestral de sua cobertura e apresenta a carteira mais equilibrada, com indicadores operacionais marcantes em todos os aspectos, o Safra reforça a preferência pelo Iguatemi por seu valuation extremamente atraente.
As ações da Iguatemi estão sendo negociadas atualmente com um desconto de ~44% para a Multiplan, o que o Safra considera excessivo devido aos seus ativos de alta qualidade.