close

Sonda da Nasa deve pousar em Marte nesta quinta

Missão do veículo é ampliar o conhecimento sobre a geologia do planeta vermelho e viabilizar futuras explorações

Sonda da Nasa Perseverance em foto 3D pousando em Marte

Sonda Perseverance carrega sete instrumentos avançados de imagens, análises químicas e de minérios | Foto: Divulgação/Nasa

A sonda Perseverance, enviada pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, deve chegar em Marte na tarde desta quinta-feira, 18.

O veículo do tipo “rover” está sendo guiado para pousar no que um dia já foi o delta de um rio, de acordo com os cientistas. O local é conhecido como Cratera de Jezero.

A sonda da Nasa Perseverance é um robô com tecnologia desenvolvida para pesquisar o solo e a atmosfera do planeta vermelho.

O pouso em Marte da sonda da Nasa ganhou inclusive uma contagem regressiva pública que pode ser acompanhada pelo site oficial da agência.

Metas da missão da sonda da Nasa em Marte

O rover Perseverance pesa por volta de uma tonelada. Ele tem cerca de 3 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,2 metros de altura.

Além de avançar nos conhecimentos sobre a geologia de Marte, a missão da sonda da Nasa é procurar sinais de vida antiga no planeta vizinho.

Para isso, a Perseverance carrega sete instrumentos avançados de imagens, análises químicas e de minérios, além de espectrômetros e outras tecnologias que tentarão até mesmo produzir oxigênio.

A meta é ampliar os conhecimentos sobre Marte para viabilizar futuras explorações ao planeta.

Concorrência na corrida marciana

Curiosamente, a agência espacial dos EUA, que planeja enviar o homem a marte até 2033, tem a concorrência de um dos homens mais ricos do mundo.

Recentemente, Elon Musk revelou que trabalha para que sua empresa espacial SpaceX envie humanos a Marte até 2026.

O objetivo do bilionário americano é estabelecer uma civilização marciana autossustentável no futuro. (Com Agência Brasil)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra