SP garante retomada da vacinação e mantém cronograma
Após interromper a aplicação de vacinas nesta terça, 22, por falta de imunizantes, Prefeitura garante que vai manter o calendário
22/06/2021A vacinação contra a covid-19 será retomada na capital paulista nesta quarta-feira, 23, quando serão vacinadas as pessoas de 49 anos.. A campanha foi suspensa nesta terça-feira por falta de doses de vacina.
O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, informou em entrevista à rádio Eldorado que os pontos de vacinação estão sendo reabastecidos. A suspensão, segundo Aparecido, não vai atrasar o calendário de vacinação.
Edson Aparecido diz que o Estado é responsável por saber da demanda por vacina nas cidades. “Tanto o Ministério quanto a secretaria estadual sabem a necessidade que cada município tem da quantidade de vacinas quando anunciam os seus calendários. Ao longo do dia vamos reabastecer os postos de saúde e amanhã retomamos a vacinação da faixa de 49 anos em todas as UBS e drive e para as pessoas que precisam tomar a segunda dose da AstraZeneca”, afirmou Edson Aparecido em entrevista à Globo.
O secretário estadual da Saúde, Jean Gorenstein, comentou: “Já estava no nosso radar, no nosso calendário, fazer a distribuição hoje. Óbvio que se tivéssemos essa informação antecipada teria sido possível remanejar a distribuição de forma em caráter excepcional para o município ainda ontem”.
Pessoas de 48 anos terão vacinas na quinta, dia 24
Na quinta será a vez do público de 48 anos, que terá a vacinação atrasada em um dia — a previsão era para esta quarta.
As vacinação das pessoas de 46 e 47 anos também será feita com um dia de atraso, na sexta. O público de 45 anos será vacinado no mesmo dia.
A repescagem das pessoas entre 45 e 49 anos será no sábado. O calendário para as demais idades segue conforme estava previsto inicialmente.
Confira o calendário de vacinação em São Paulo:
- 49 anos: 23/06 (quarta-feira)
- 48 anos: 24/06 (quinta-feira)
- 47 anos: 25/06 (sexta-feira)
- 46 e 45 anos: 28/06 (segunda-feira)
- 44 e 43 anos: 29/06 (terça-feira)
- 42 anos: 30/06 (quarta-feira)
- 41 anos: 05/07 (segunda-feira)
- 40 anos: 08/07 (quinta-feira)
Falta de vacinas começou na segunda-feira
Na segunda-feira, a maior parte das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de São Paulo já relatavam falta de doses da vacina contra a covid-19. Nesta terça, 22, a imunização foi oficialmente suspensa na capital.
Segundo o secretário municipal de Saúde, a campanha de vacinação bateu “recorde absoluto” de doses aplicadas nos últimos dias. Entre segunda e quarta-feira da semana passada, mais de 1,2 milhão de pessoas foram vacinadas com a primeira dose na capital. Aparecido disse que 93% das pessoas de 50 a 59 anos já tomaram a vacina na cidade. (Com AE)