Capitais suspendem vacinação nesta terça por falta de doses
Ao menos 5 cidades suspendem a aplicação das primeiras doses; São Paulo deve retomar calendário amanhã
22/06/2021Pelo menos cinco capitais suspenderam a aplicação das primeiras doses das vacinas contra covid-19 nesta terça-feira, 22. São Paulo, Florianópolis, Aracaju, Campo Grande e João Pessoa vacinarão apenas pessoas em busca da segunda dose.
Os governos de Aracaju e Florianópolis não têm previsão de recebimento de lotes para dar as primeiras doses. Fontes do governo de São Paulo informam que houve atraso de lotes que chegariam ontem do Programa Nacional de Imunização (PNI). A vacinação de pessoas com 49 anos em São Paulo, foi remarcada para quarta-feira, 23.
A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande comunicou que quer completar o ciclo vacinal de cerca de 5 mil pessoas que ainda precisam tomar a segunda dose e não sabe até quando suspenderá a aplicação da primeira. Em João Pessoa, a prefeitura disse que vai focar a aplicação de segundas doses enquanto aguarda a chegada de novo lote de vacina, também ainda sem previsão.
Ministério diz que responsabilidade de distribuição é dos estados
Em nota, o Ministério da Saúde disse que envia as doses com base na população-alvo da campanha e que recomenda aos gestores locais que sigam à risca o plano nacional de operacionalização da vacinação contra a Covid-19.
O ministério afirmou ainda que a responsabilidade pela distribuição de doses aos municípios é da gestão estadual. A suspensão pode afetar o avanço da vacinação em faixas etárias mais jovens.
Capital paulista deve retomar a aplicação das primeiras doses na quarta
No final da tarde de segunda-feira, 21, centenas de postos de saúde da cidade estavam sem vacina para imunizar a população. A programação inicial da prefeitura previa que, até o fim de terça, haveria uma repescagem da aplicação de vacina para pessoas de 50 a 59 anos que ainda não tivessem se vacinado.
Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo a cidade deve receber, nesta terça-feira, 22, 188 mil doses do governo do estado para abastecer os estoques das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dar prosseguimento ao calendário estipulado. Com isso.
De acordo com a prefeitura, metade da população maior de 18 anos da capital está imunizada. Até o dia 20 de junho, foram aplicadas 6.265.013 doses de vacina contra a covid-19, sendo 4.573.688 primeiras doses e 1.691.325 segundas doses.