close

Superquarta: com inflação comportada, taxa Selic cai mais 0,5 ponto esta semana

Análise do Banco Safra destaca que inflação segue 'bem comportada', o que indica novo corte de 50 pontos-base na taxa Selic na quarta-feira

superquarta

Desaceleração dos preços indica que o Copom seve cortar novamente os juros nesta quarta-feira | Foto: Getty images

O IPCA-15 de outubro mostrou que a inflação permanece bem comportada. O resultado de 0,21% na comparação mensal ficou em linha com a nossa projeção (0,22%) e com a mediana de projeções do mercado (0,20%). Em 12 meses, o indicador acumula alta de 5,05%. Neste cenário, o Comitê de Política Monetária do banco Central (Copom) deve cortar a taxa básica de juros (Selic) em mais 50 pontos base na quarta-feira – data que coincide com a decisão de política monetária do Federal Reserve nos Estados Unidos.

A abertura do indicador, contudo, revelou uma composição ainda mais favorável do que a sugerida pela variação do índice geral, segundo análise macroeconômica do Banco Safra. Houve forte surpresa altista em passagens aéreas, um item cuja inflação é frequentemente descartada no cálculo de núcleos de inflação por ter comportamento volátil e muitas vezes descorrelacionada do ciclo econômico.

Saiba mais

Outro componente cuja inflação tem mais correlação com fatores climáticos do que com as decisões de política monetária é a de alimentos, que teve deflação menos intensa que a esperada. As coletas diárias de preços do setor têm sugerido aceleração à frente, em especial pelas pressões em carnes e alimentos in natura.

Os demais componentes seguem evidenciando um cenário benigno para a inflação. Bens industriais e administrados foram destaques de baixa, inclusive o componente dos serviços subjacentes.

Assim, as métricas de núcleo seguem cedendo na média móvel de três meses, enquanto os índices de difusão têm rodado em patamar similar ao do triênio 2017-2019, mesmo quando exclui-se os alimentos do cálculo.

Superquarta: Copom deve seguir com afrouxamento da taxa Selic

Em termos de política monetária, esse resultado corrobora a expectativa do Safra de continuidade do ciclo de corte de juros. “É fato que o período entre reuniões do Copom enalteceu diferentes fatores em comparação aos declarados no balanço de riscos, mas prevemos que as projeções de inflação da autoridade monetária devem sofrer poucas alterações frente ao divulgado em setembro. Assim, o ritmo de afrouxamento deve seguir em 50 pontos-base por reunião”, afirma o relatório semanal do Safra.

Para o ano de 2024, contudo, o anúncio recente de elevação de imposto estadual sobre os combustíveis adiciona cerca de 20 pontos-base na projeção do IPCA, agora em 3,5%. “Enquanto a decisão dificulta a convergência da inflação para o centro da meta no próximo ano, acreditamos que os núcleos continuarão em trajetória benigna e o Copom deverá focar apenas nos efeitos secundários desse evento, minimizando o impacto de uma possível revisão altista das suas próprias projeções”, conclui a análise do Safra.

Íntegra da análise semanal macroeconômica do Banco Safra.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra