close

Tesouro dos Estados Unidos admite novos acordos para acalmar o mercado

Na tentativa de acalmar os mercados, a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, garante que o sistema é sólido, mas diz que acordos adicionais podem ser necessários

Prédios EUA

Novos acordos poderiam ser necessárias, caso instituições menores sofram corridas de retirada de depósito que representam um risco de contágio | Foto: Getty Images

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, busca acalmar o quadro, após algumas quebras de bancos regionais, ao afirmar que o sistema bancário dos Estados Unidos é “sólido”.

Ela comentou também que acordos de ajuda adicional “podem ser necessários”, se houver novos problemas em instituições menores que possam representar risco à estabilidade financeira. Em trechos de declarações preparadas para um discurso na American Bankers Association nesta terça-feira, Yellen diz que no geral “a situação está estabilizando”. “E o sistema bancário dos EUA continua sólido”, ressalta.

Saiba mais

Em seu discurso, Yellen afirma que a intervenção recente do governo era necessária para “proteger o sistema bancário mais abrangente” e que mais esforços de resgate poderiam ter de ocorrer.

Secretária do Tesouro admite novos acordos para salvar bancos às vésperas da decisão do FED

“Ações similares poderiam ser necessárias, caso instituições menores sofram corridas de retirada de depósito que representam um risco de contágio”, acrescentou, segundo agências internacionais.

Os juros futuros abriram em alta nesta terça-feira, 21, em sintonia com os retornos dos Treasuries, em véspera de decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e em dia de agenda local esvaziada e de liquidez reduzida.

Às 9h18, a taxa do contrato de depósito interfinanceiro (DI) para janeiro de 2027 subia a 12,92%, de 12,89% no ajuste anterior. O DI para janeiro de 2027 ia para 12,48%, de 12,44%, e o para janeiro de 2025 estava em 12,13%, e 12,08%. O vencimento para janeiro de 2024 marcava 13,01%, de 12,97% no ajuste de segunda-feira, dia 20. (AE)

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra