Top 10 Ações: Rumo, Vamos e Itaú substituem PetroRio, Porto e BB Seguridade
Carteira de execução automática Top 10 Ações do Banco Safra acumula valorização de 53,06% nos últimos três anos, enquanto a Bolsa avançou 35,88% ; acompanhe análise ao vivo
03/04/2023O Banco Safra fez alterações na Carteira Top 10 Ações para o mês de abril. Foram retiradas as ações de PetroRio, Porto e BB Seguridade, substituídas por Rumo Logística, Vamos e Itaú Unibanco. Nos últimos três anos, a Carteira Top 10 Ações do Safra acumula valorização de 53,06%, enquanto o Ibovespa avançou 35,88% e o CDI ficou em 23,27%. Desde o lançamento da Carteira, em janeiro de 2012, valorização foi de 216,32%, contra 74,63% do Ibovespa e 158,68% do CDI.
A Carteira Recomendada Safra Top 10 Ações é uma carteira de execução automática, ou seja, você só investe uma vez e o rebalanceamento mensal fica por conta dos especialistas da Safra Corretora, a mais assertiva do país em 2022, segundo o ranking da Carteira Valor (Valor Econômico). A estratégia da Safra Top 10 Ações é superar o índice Ibovespa em ganhos. É um produto que traz praticidade e visão de longo prazo para quem quer investir em renda variável.
Saiba mais
- Carteiras recomendas: como funcionam e quais as vantagens
- Pacote fiscal e IVA dão credibilidade ao Brasil, afirma Rodrigo Maia
- Como escolher o melhor banco para investir com segurança
O Safra justificou as exclusões citando as valorizações recentes dos três papeis. O objetivo foi o de aumentar a exposição ao setor bancário e buscar ativos que possuem maior potencial de
valorização no curto e médio prazo.
A retirada de PetroRio busca reduzir a exposição ao setor de petróleo. A entrada da Rumo Logística deve-se à expectativa de que a empresa continue entregando resultados superiores no curto prazo, sustentados por um ambiente de mercado favorável, por ganhos de eficiência a serem capturados em sua rede ferroviária.
A inclusão de Vamos é atribuída ao “sólido e consistente desempenho operacional, que deve persistir olhando adiante considerando o ainda subpenetrado mercado de aluguel de veículos pesados”, informa o Safra. O banco espera bons reultados na empresa no primeiro trimestre de 2013.
O Safra também espera bons resultados para o banco Itaú, pois analisa que o banco tem mostrado um melhor controle dos indicadores de qualidade de crédito frente a seus pares e está negociando a múltiplos interessantes. O Safra também elevou ligeiramente a exposição a Vivara e a Iguatemi, e reduziu o peso de Assaí e Vale.
Confira a análise completa da Carteira Top 10 Ações para abril
Composição da Carteira Top 10 Ações do Safra para o mês de abril
Rumo (RAIL3) |Transportes
O Safra espera que a empresa continue a entregar resultados superiores no curto prazo, sustentados por uma ambiente de mercado saudável tanto para volumes quanto para tarifas, que devem ser somados com ganhos de eficiência a serem capturados com investimentos estruturais em andamento em sua rede ferroviária. É um dos nomes mais interessantes para quem tem interesse em se expor ao agronegócio. A perspectiva positiva para a safra de soja e milho neste ano deve impulsionar o crescimento do volume transportado em suas ferrovias.
Vamos (VAMO3) | Transportes
O Safra considera acertada a tese de investimento da empresa Vamos por conta principalmente de seu sólido e consistente desempenho operacional. O banco vê que esse cenário positivo deve persistir, considerando o enorme e ainda subpenetrado mercado de aluguel de veículos pesados. EO banco espera resultados robustos referentes ao primeiro trimestre de 2023 a serem anunciados no final de abril.
Itau Unibanco (ITUB4) | Serviços Financeiros
O Itaú Unibanco é visto pelo Safra como o nome de maior qualidade dentro do setor bancário, tendo mostrado um melhor controle dos indicadores de qualidade de crédito frente a seus pares. Além disso, o banco está negociando a múltiplos interessantes (P/L para 2023 de ~7x, ainda abaixo de sua média histórica de 10 anos de ~10x).
Vale (VALE3) | Mineração & Siderurgia
A ação da Vale teve o peso reduzido na Carteira Recomendada. O Safra continua com uma visão positiva para as ações da companhia e acredita que a recuperação da economia chinesa em 2023 pode dar suporte a preços mais altos do minério no curto prazo. A empresa deve continuar a gerar um fluxo de caixa sólido e manter níveis atrativos de remuneração aos acionistas.
Adicionalmente, o prêmio de qualidade para o minério tende a se manter próximo do nível atual, devido à busca por maior eficiência e elevados padrões ambientais das siderúrgicas.
Iguatemi (IGTI11) | Shoppings
A ação de Iguatemi ganhou maior peso na carteira recomendada. O Safra acredita que carteira premium da Iguatemi continuará a proporcionar maior alavancagem de negociação com seus locatários e poder de fixação de preços, resultando no crescimento real do aluguel e no desempenho superior das ações. Enquanto isso, as ações da Iguatemi estão sendo negociadas atualmente a 11x P/FFO 2023E, o que implica um desconto de 22% para a Multiplan, o que o Safra considera excessivo, considerando os ativos de alta qualidade da empresa. Finalmente, o FFO Yield Spread da Iguatemi para a NTN-B 2035 está atualmente em 3,5%, 1,3p.p. acima da média histórica de 5 anos de 2,2%.
Banco do Brasil (BBSA3) | Serviços financeiros
O Safra manteve a exposição a Banco do Brasil na carteira recomendada. O banco entregou um bom resultado no quarto trimestre de 2022, confirmando o bom momento em termos de resultado o ano. Além disso, diante de um cenário mais desafiador em termos de qualidade de crédito, o perfil defensivo da carteira de crédito do BB (com maior exposição ao agronegócio e a um perfil de pessoa física menos arriscado, em sua maioria servidores públicos) traz segurança ao banco. O Safra também destaca que o BB é o banco menos exposto ao risco de crédito de Lojas Americanas, que vem preocupando investidores recentemente.
3R Petroleum (RRRP3) | Óleo & Gás
O Safra decidiu manter a 3R Petroleum na carteira. A estratégia da empresa se baseia na aquisição de campos de petróleo onshore e offshore maduros que já possuem reservas certificadas, que podem ser operados com custos atrativos e com potencial para aumentar os fatores de recuperação. A 3R possui um time de gestão experiente e deverá se beneficiar das diversas oportunidades de aquisições que estão aparecendo. Em sua última aquisição, a empresa conseguiu um aumento adicional significativo em sua produção, além do potencial de sinergia com seus outros polos da região. Adicionalmente, os preços do petróleo devem seguir em um patamar alto, beneficiando assim o papel.
Assaí (ASAI3) | Varejo
O Safra reduziu o peso da ação de Assaí na carteira Top 10 Ações. A rede conta com um modelo 100% focado no Cash & Carry (Atacarejo), que acreditamos que deve continuar performando melhor que os outros formatos em termos de crescimento, uma vez que ele oferece o melhor custo benefício. O Safra avalia a companhia como muito bem posicionada para elevar a participação de mercado com a abertura de novas lojas e com o crescimento das vendas em mesmas lojas, enquanto a melhora da margem de lucro deve guiar a expansão de lucro por ação (o Safra espera um crescimento anual composto para os próximos anos superior a 40%). Adicionalmente, vale ressaltar que suas ações negociam a múltiplos atrativos.
Vivara (VIVA3) | Varejo
O Safra elevou a exposição a Vivara na carteira Top 10 Ações e justifica que a companhia está bem posicionada para ganhar participação de mercado em um mercado relativamente fragmentado, dado que ela possui algumas vantagens competitivas: 1) forte presença geográfica, com mais de 320 pontos de venda; 2) modelo de negócios verticalizado, com
80% de sua produção internalizada; e 3) fortes marcas, sendo aspiracionais e top of mind no setor. O banco acredita que a companhia apresentará fortes resultados no quarto trimestre de 2022, com bom crescimento de vendas e expansão da lucratividade, o que poderia dar suporte para suas ações. Adicionalmente, o banco vê suas ações negociando a múltiplos atrativos (12,0x P/L 2023e vs média histórica de 16,6x), o que sugere um bom ponto de entrada.
Engie (EGIE3) | Utilidades básicas
O peso da ação da Engie foi mantido na carteira Top 10 Ações. O Safra avalia bem a exposição à companhia, considerando tratar-se de um nome de beta baixo dentro do setor de energia elétrica. É uma grande operadora elétrica que está atualmente implantando linhas de transmissão. Além disso, eles detêm uma posição favorável no mercado de gás por meio de sua participação na TAG, posicionando a empresa para desfrutar de oportunidades de crescimento de longo prazo. O Safra vê a EGIE3 negociando a um valuation descontado (TIR real de 10%) e oferecendo um dividend yield de 12,7% para 23-25.
Confira a análise completa da Carteira Top 10 Ações para abril