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Tupperware, símbolo de vasilhas herméticas, corre risco de fechar

Fundada há 77 anos, marca que virou sinônimo do produto anunciou estar à beira do fechamento por dificuldades financeiras

Tupperware

Tupperware passou a ser substituto para toda a categoria de recipientes plásticos de armazenamento de comida | Foto: Getty Images

A fabrica Tupperware de recipientes plásticos para armazenamento de comida foi fundada há 77 anos e a marca virou sinônimo do produto. Apesar da fama mundial, a empresa anunciou estar à beira do fechamento, tentando encontrar novos investidores e vendendo imóveis ou demitindo trabalhadores. O nome do produto passou a ser substituto para toda a categoria de recipientes plásticos de armazenamento de comida.

“A companhia concluiu que há dúvida substancial sobre sua capacidade de continuar como uma empresa próspera”, afirmou em comunicado na última sexta-feira, 7. A Tupperware não apresentou uma declaração de fim de ano à Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais nos Estados Unidos, e, embora tenha mais seis meses para apresentá-la para evitar que suas ações sejam excluídas do mercado, a empresa com sede em Orlando disse que não havia “nenhuma garantia” de que iria cumprir o prazo estendido.

Saiba mais

O fundador e inventor da Tupperware, Earl Silas Tupper, percebeu o sucesso do produto logo após o lançamento, em 1946. Ele decidiu então tirar a Tupperware das prateleiras das lojas e optou pelas vendas diretas em domicílio, com vendedoras recrutadas entre as consumidoras em potencial, que assim tinham a chance de garantir renda própria. A história foi relatada pelo jornalista Bob Kealing em seu livro de 2016 “Life of the Party”. Atualmente, as tigelas e anúncios da Tupperware fazem parte da coleção do Museu Nacional da História Americana.

Tupperware mudou estratégia para enfrentar concorrência

Nos últimos anos, a Tupperware sofreu com esse modelo. No ano passado, passou a oferecer seus produtos diretamente aos consumidores nas prateleiras da Target, em uma tentativa de ganhar visibilidade.

“Os clientes mais jovens, menos familiarizados com a venda direta, agora encontrarão nossa marca no varejo”, explicou o CEO Miguel Fernandez na época, segundo informações da imprensa.

“Os clientes que já adoram as festas da Tupperware – sejam pessoalmente ou online – agora também poderão buscar suas opções favoritas de armazenamento de alimentos em uma loja próxima.”

A Tupperware buscava assim enfrentar concorrentes como Rubbermaid, Glad, Oxo e Ziploc.

A Tupperware havia reportado queda nas vendas no ano passado e agora enfrenta um processo de investidores que disseram que a empresa os enganou ao não divulgar “sérios problemas com controles internos” em declarações falsas.

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