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Turismo da desforra após a pandemia valoriza experiências

Pesquisa sobre tendências do setor de viagens em 2023 mostra preferência por destinos originais em detrimento do turismo de compras

Tendências no turismo

Os viajantes estão à procura de novos territórios e experiências originais, indica o levantamento sobre tendências do turismo | Foto: Getty Images

Passada a pandemia, os turistas do mundo inteiro estão buscando viagens mais tradicionais em 2023, priorizando o lazer e desbravando novos lugares ao redor do mundo. O relatório “Tendências do Setor de Viagens 2023”, fornece insights importantes sobre o fluxo global de viagens, marcado pela mudança do cenário econômico, pelas demandas persistentes dos consumidores e pela reabertura da China continental.

Em um ambiente econômico desafiador, as preferências pós-pandemia por experiências em detrimento de turismo de compras, segundo a pesquisa do Mastercard Economics Institute. As viagens de negócios se fortaleceram no segundo semestre de 2022, passando na frente de viagens a lazer, especialmente em culturas que priorizam a volta ao trabalho presencial. Com uma economia incerta, gerando turbulência entre mercados, espera-se que a reabertura da China continental impulsione o crescimento global, com impacto concentrado na região da Ásia-Pacífico, segundo as estimativas do instituto.

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As viagens a lazer e de negócios estão crescendo em um ritmo semelhante. As viagens a lazer crescem especialmente na América Latina e Caribe: as reservas de voos na República Dominicana (+43,5%), Jamaica (+52,8%) e Porto Rico (+32,9%) aumentaram entre março de 2022 e março de 2023. Os gastos com viagens de negócios e entretenimento também estão crescendo na região, com um salto de 27% para as pequenas empresas e de 48% para as grandes, comparando especificamente março de 2022 com o mesmo período de 2023.

Os viajantes estão à procura de novos territórios, indica o levantamento. O crescimento econômico da América Latina, impulsionado pelo aumento dos preços das matérias-primas, teve impacto positivo nas viagens. A melhoria da conectividade aérea entre as cidades latino-americanas e outros destinos e os preços competitivos permitiram que os viajantes latinos explorassem mais destinos internacionais.

EUA, Espanha e Alemanha estão entre os principais destinos dos turistas

Os EUA continuam a ser a principal escolha, com países europeus como Espanha e Alemanha crescendo em popularidade na primavera e no verão. É esperado que o México e o Caribe sejam destinos populares de primavera e verão da região para cidadãos dos EUA e do Canadá.

A preferência por experiências persiste, e os viajantes estão mostrando uma nova demanda por vivências originais. Potencialmente influenciados pelas mídias sociais e pelo entretenimento, os viajantes estão desembarcando em destinos menos conhecidos em busca de imersão cultural. Os gastos com experiências aumentaram nos mercados da América Latina e Caribe – Costa Rica (+144%), El Salvador (+213%), Guatemala (+117%), Jamaica (+105%) e México (+116%) – quando comparamos março de 2023 com março de 2019. Em apenas dois países da região os gastos em bens materiais superaram o nível anterior à pandemia: Costa Rica (+107%) e El Salvador (+129%), destacando a forte demanda por turismo.

Reabertura da China favorece turismo global

A reabertura da China continental beneficia o turismo global e a região da Ásia-Pacífico. A reabertura da China após regulamentações rígidas da COVID acontece em um momento em que terá um impacto mais positivo na economia da experiência, já que a demanda reprimida por viagens impulsionará o setor. Em março de 2023, os gastos com experiências atingiram 93% total de 2019, considerando que houve poucas viagens no ano passado.

Os países da região Ásia-Pacífico poderiam se beneficiar com a abertura da China, devido aos seus fortes laços com o comércio internacional, o turismo e a proximidade geográfica. Com base nas estimativas do Mastercard Economics Institute, outros países que devem se beneficiar incluem aqueles do norte da Europa, como Alemanha e França, e o Brasil, que pode ter um aumento em suas exportações para a China à medida que a economia se recupera.

“No primeiro ano completo de viagens sem restrições desde a pandemia, os consumidores estão dando vazão ao desejo reprimido de explorar novos locais, conectar-se com amigos e familiares e acumular experiências para compensar o tempo perdido”, aponta Bricklin Dwyer, economista-chefe da Mastercard e chefe do Mastercard Economics Institute. “Apesar da evolução da economia, os consumidores resilientes continuam priorizando viagens. Com o surgimento de novos destinos e a reabertura da China, as perspectivas para 2023 indicam um bom motivo para ser otimista.”

Mudança de comportamento dos turistas

Os viajantes querem uma boa experiência desde o momento em que reservam a passagem aérea até o primeiro passo em um novo solo, e as empresas que entendem essa necessidade estão mais bem posicionadas para estabelecer relações mais duradouras e valiosas com os seus consumidores. Essa mudança fundamental nas expectativas já começou a alterar não só a forma como as empresas impactam seus consumidores, mas também a forma como viajamos. E, embora o comportamento do consumidor continue a mudar junto ao ambiente macroeconômico, proporcionar mais opções de pagamento (como o resgate de pontos para reservas), experiências personalizadas, recomendações e ofertas são duas estratégias que mantêm o viajante engajado.

Relatório completo Tendências do Setor de Viagens 2023.

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