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Quem é Txai Suruí, a única brasileira a falar na COP-26

“A Terra está falando. Ela nos diz que não temos mais tempo”, disse a jovem indígena Txai Suruí na abertura da cúpula do clima na Escócia

Txai Suruí

Ativista indígena de 24 anos, Txai Suruí dividiu microfones com líderes globais na abertura da COP-26

Txai Suruí, ativista indígena de 24 anos de Rondônia, dividiu a mesma plenária que líderes globais na COP-26, em Glasgow, na Escócia.

Ela foi a única brasileira a falar no evento, dividindo microfones com o presidente americano Joe Biden, o premiê britânico Boris Johnson e o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Txai discursou sobre a importância de proteger a Amazônia e ouvir os povos indígenas. “A Terra está falando. Ela nos diz que não temos mais tempo”, disse na conferência. “Não é 2030 ou 2050. É agora.”

Ela afirmou que os povos indígenas “presenciam as causas e as consequências” da crise climática. “Quando digo as causas, digo que estamos vendo a invasão de terras, a mineração sujando os rios, o aumento das queimadas, o desmatamento da floresta”, contou.

“Quando digo as consequências, falo sobre a escassez da chuva, o desaparecimento de animais, os rios mortos e secos, que afetam muito a nossa vida.”

Para ela, isso é preciso que o mundo possa aprender mais com quem convive há milênios em harmonia com a natureza – desde criança escuta a história ancestral de seu povo, conhecida por sua luta pela integridade do território.

Txai representou os Povos Suruí e o Brasil na COP-26

Txai faz parte dos Povos Suruí, tem cerca de 2 mil indígenas. As aldeias passaram a sofrer com invasões nos últimos anos e, segundo ela, com efeitos da crise do clima, que dificulta a subsistência pela caça e plantio.

Fundadora do Movimento da Juventude Indígena de Roraima e estudante de Direito, ela também atua no núcleo jurídico da Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé, organização referência na causa indígena. Recentemente se tornou conselheira da World Wide Fund For Nature no Brasil (WWF Brasil).

Uma das vozes mais emergentes no ativismo indígena, Txai afirma que, enquanto o mundo passa a ouvir os povos indígenas, o País vai no movimento contrário. “O Brasil precisa mudar radicalmente se quiser salvar o planeta”, afirmou ela, que ainda lembrou o o ativista Ari Uru-Eu-Wau-Wau, que denunciava crimes ambientais e foi encontrado morto em abril de 2020 em Rondônia.

Índia aprendeu desde cedo a importância de defender o território do seu povo

Nas próximas duas semanas, ela continua na COP e em outras agendas pela Europa. “Os líderes precisam saber que o que estamos vivendo na Amazônia também é responsabilidade deles.”

Filha do cacique Almir Suruí e da indigenista Neidinha Suruí – duas das lideranças indígenas mais conhecidas no país -, Txai aprendeu desde cedo a importância de defender o território dos povos da floresta. Desde criança, ela vê os pais ameaçados de morte por garimpeiros e grileiros de terra que invadem as terras indígenas na Amazônia.

Em 2012, as ameaças contra os pais de Txai se tornaram tão graves que a família precisou andar escoltada pela Força Nacional. Na época, se sentia uma prisioneira.

“Ela dizia que preferia morrer do que estar o tempo todo com a polícia, porque aquilo não era liberdade e não era justo viver assim por defender o território”, relembrou a mãe, Neidinha Suruí.

Nos últimos anos, as tensões entre indígenas e invasores de terras (em sua maioria, grileiros e garimpeiros) voltaram a aumentar. O pai de Txai, o cacique Almir Suruí, chegou a ser alvo de inquérito da Polícia Federal por causa de críticas ao governo – foi arquivado depois. Já o amigo de infância, Ari Uru-Eu-Wau-Wau, foi assassinado em 2020.

O aumento da violência não intimida Txai, que costuma ir a áreas de conflitos entre os povos indígenas e grileiros. “A gente não pode desistir diante do que é nosso só porque há ameaças, e isso eu ensinei a ela”, disse Neidinha.

Junto com a resistência dos pais, a indígena aprendeu a história ancestral do seu povo, Paiter Suruí, e a viver em comunhão com a Terra. Os ensinamentos vieram de dentro da própria aldeia, dos pais e também de pensadores indígenas, como Ailton Krenak e Daniel Munduruku, muito antes de serem lançados por uma editora de amplitude nacional no Brasil.

A formação de Txai, no entanto, não se encerra na sabedoria dos povos indígenas. Uma das suas maiores referências são os Racionais MCs. Na infância, costumava ouvir artistas consagrados da MPB, como Chico Buarque e Milton Nascimento (o disco Txai, de Milton, conta com a participação do avô dela, Marimop Suruí, em uma das músicas). (AE)

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