close

Vacinação garante retomada da economia, diz ata do Fed

Ata do comitê de política monetária do banco central dos Estados Unidos destaca efeitos positivos das vacinas

Vista de Nova York economia dos eua

Avanço da vacinação e medidas de estímulo econômico garantiram retomada do crescimento, segundo a ata do Federal Reserve | Foto: Getty Images

A economia dos Estados Unidos ainda sobre os graves impactos da pandemia, mas apresenta fortes indícios de retomada graças ao avanço das vacinas e medidas fiscais, segundo os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

A avaliação foi feita na ata da mais recente reunião de política monetária da entidade, divulgada nesta quarta-feira, 19. No documento, os dirigentes notaram que a pandemia de covid-19 segue provocando dificuldades econômicas e humanas nos Estados Unidos.

Os membros do Comitê federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) afirmaram que indicadores de atividade e emprego demonstraram fortalecimento recente no país, seguindo o progresso na vacinação e o apoio fiscal.

Imunização garantir retomada da economia

Por outro lado, o desempenho dos setores mais afetados pela crise segue fraco. Ainda assim, a economia americana avançou acentuadamente neste ano, em parte devido à acelerada vacinação nos EUA, diz o documento.

Na visão dos dirigentes, a aceleração da retomada ocorre graças à imunização da população, aliada aos estímulos fiscais adotados pelo governo americano e aos monetários.

No entanto, os níveis da atividade e de emprego ainda estão “muito longe” do objetivo da entidade monetária, afirma a ata. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra