Vacinação em massa reduz mortes em 95% em Serrana
Estudo feito pelo Instituto Butantan no município da região de Ribeirão Preto indica resultados positivos da vacinação
31/05/2021A oferta de Coronavac para toda a população adulta do município de Serrana, no interior de São Paulo, diminuiu em 95% o número de óbitos por covid-19, mostram resultados de estudo feito pelo Instituto Butantan.
O número de casos sintomáticos caiu 80% e as internações foram reduzidas em cerca de 86%, enquanto 15 cidades vizinhas registravam alta no número de infectados.
Serrana, que fica a 315 quilômetros da capital paulista, tem 45.644 habitantes, sendo 28.380 com idade acima de 18 anos.
Do grupo de maiores de idade, 27.160 pessoas – ou 95,7% – receberam as duas doses da Coronavac em uma campanha finalizada em meados de abril.
O número de novos casos de covid-19 caiu de 699 em março para 251 em abril. Já o de mortes passou de 20 para 6 no mesmo período.
Segundo o Butantan, a efetividade da Coronavac também foi observada na variante do coronavírus chamada P1, que agrava a doença nos infectados.
Imunidade de rebanho
Segundo a pesquisa, o controle da transmissão no município se deu quando 75% da população elegível estava vacinada.
Isso indica que esse é o percentual de imunizados que o Brasil precisaria ter para atingir a imunidade de rebanho pela vacina e frear a disseminação do vírus.
No momento, com a campanha nacional de imunização em ritmo lento, o Brasil tem 21% de vacinados com a primeira dose, dos quais apenas 10% receberam também a segunda aplicação.
Detalhes sobre a vacinação em Serrana
O município de Serrana foi dividido em áreas definidas por cores: verde, amarelo, cinza e azul. As delimitações ajudaram nas análises. Serrana aplicou 54.882 doses da Coronavac.
No intervalo entre a primeira e a segunda dose, houve 28 hospitalizações com 2 óbitos entre pessoas de 18 e 59 anos.
Em até duas semanas depois da aplicação da segunda dose, houve somente 3 internações com nenhuma morte.
Já sobre o idosos, foi registrado um total de 15 hospitalizações com 5 óbitos entre a primeira e a segunda dose da vacina.
Antes de completar 14 dias da imunização completa, Serrana teve 2 casos com 1 morte. Após esse período, não houve mais internações e/ou mortes.
Mais detalhes científicos sobre a vacinação em massa em Serrana podem ser conferidos por este link. (AE)