Vendas dos shoppings crescem 15,2% e sinalizam recuperação
Alta em relação a janeiro de 2022 é comemorada como indicador de recuperação consistente, segundo a Associação Brasileira de Shoppings
03/03/2023As vendas nos shoppings brasileiros aumentaram as vendas em 15,2% em janeiro, em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados do Monitoramento de Mercado da Associação Brasileira de Shopping Centers – Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce).
Em relação ao desempenho do período pré-pandemia, as vendas seguem em expansão, com crescimento de 0,6% em janeiro. quando comparadas com o mesmo mês de 2022.
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Do ponto de vista regional, as localidades que apresentaram resultados acima da média nacional no mês, em relação a janeiro de 2022, foram o Centro-Oeste (18,2%) e o Nordeste (17,2%). O Sudeste teve aumento de 14,8%, seguido pelas regiões Sul (14%) e Norte (6,5%).
Mesmo com um cenário macroeconômico caracterizado pelas pressões adicionais da taxa de juros no mercado de crédito, que limitam o consumo das famílias, o ticket médio de vendas nos shoppings ficou em R$ 119,68 em janeiro. Já o valor médio nas lojas de rua foi de R$ 86,39.
Shoppings registram aumento de 19,3% no número de frequentadores
Outro destaque para o mês foi o aumento no número de frequentadores nos shoppings, que contribuiu também para o resultado positivo das vendas. O fluxo de pessoas, segundo dados das pesquisas, cresceu 19,3% em relação ao mesmo período de 2022, representando a taxa mensal mais alta desde julho do ano passado.
Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai, o setor vem demonstrando uma recuperação consistente das perdas do período pré-pandemia e a normalização da atividade econômica, com consequente avanço nas taxas de empregos, vem permitindo maior mobilidade de pessoas e vendas nos empreendimentos.
“Fechamos 2022 com ótimos resultados e iniciamos este ano com uma boa performance. Estimamos alcançar um crescimento nas vendas de 14,6% ao longo de 2023.