Varejo surpreende nos EUA com alta de 5,3% em janeiro
Vendas cresceram em comparação a dezembro e somaram US$ 568,2 bilhões, bem acima da previsto pelos analistas
17/02/2021As vendas no varejo dos Estados Unidos saltaram 5,3% em janeiro em comparação a dezembro, para US$ 568,2 bilhões, segundo dados com ajustes sazonais divulgados nesta quarta-feira, 17, pelo Departamento do Comércio.
O resultado veio bem acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam avanço de 1,2% nas vendas do último mês.
Excluindo-se automóveis, as vendas no setor varejista americano tiveram expansão de 5,9% na comparação mensal de janeiro. Também neste caso, a projeção era de acréscimo bem menor, de 1%.
Os dados de dezembro ante novembro foram revisados, para baixa de 1% nas vendas totais e recuo de 1,8% no resultado sem automóveis.
Produção industrial
A produção industrial nos Estados Unidos subiu 0,9% em janeiro em comparação a dezembro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 17, pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
O resultado veio acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam avanço de 0,5% no período.
A utilização da capacidade da indústria subiu 1,1 ponto porcentual no mês passado, para 75,6%, acima do esperado, que era 74,8%.
A produção industrial de dezembro ante novembro foi revisada para baixo, de alta de 1,6% para avanço de 1,3%. (AE)