Vídeo de tartaruga gigante pode mudar entendimento sobre a espécie
Registro estudado pela Universidade de Cambridge mostra fêmea da espécie caçando um filhote de andorinha
24/08/2021Um vídeo captado nas ilhas Seicheles revelou que a tartaruga gigante pode ser um animal carnívoro. As imagens captadas nas Ilhas Seicheles desfazem a crença de que a espécie se alimenta apenas de vegetais intrigou os cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
Cambridge está conduzido estudo que pode mudar a classificação de uma das espécies acompanhadas por Charles Darwin.
“Este é um comportamento completamente inesperado e nunca antes visto em tartarugas selvagens”, disse Justin Gerlach, diretor de estudos e pesquisador afiliado do Museu de Zoologia da Universidade de Cambridge, ao jornal The Guardian. O pesquisador lidera o liderou o estudo que nasceu do vídeo feito no arquipélago do Oceano índico pela pesquisadora Anna Zora, da Frégate Island Foundation.
Tartaruga gigante pode ter mudado de comportamento com a evolução da espécie
Anteriormente, todas as tartarugas eram consideradas vegetarianas, embora tenham sido vistas se alimentando eventualmente de carniça de forma oportunista, e comam ossos e cascas de caracol para obter cálcio. Não havia notícia até então dos animais ovíparos em movimento de caça a presas, como revela a cena.
Gerlach disse que o vídeo pode ser uma evidência de uma “população de tartarugas que está desenvolvendo um novo tipo de comportamento de origem evolutivas”, mas acrescentou que o renascimento das populações de aves marinhas e tartarugas também pode ter “condições recriadas para comportamentos naturais que as pessoas não têm visto por centenas de anos ”.
Os pesquisadores acreditam que esse novo comportamento de caça foi impulsionado pela combinação incomum de uma colônia de andorinhas-do-mar nas ilhas africanas.