close

Volatilidade das commodities traz oportunidades aos investidores

Melhores escolhas para estratégias de renda no mercado financeiro, são empresas com boas perspectivas e alta volatilidade

Petroleo

Preço do barril do petróleo tipo Brent chegou a US$ 125 no início da guerra da Ucrânia | Foto: Getty Images

O mundo atravessa um momento único em sua dinâmica econômica, fiscal e geopolítica. Enquanto ainda tentamos ultrapassar a persistente crise sanitária causada pelo covid-19 e todas as suas implicações na economia, vivenciamos uma enorme escalada militar no leste europeu que ameaça à segurança e estabilidade entre os países. No meio desse furacão de acontecimentos, o mercado tenta se ajustar aos fatos e precificar os possíveis desdobramentos. Uma tarefa que naturalmente abre precedentes para equívocos e decisões exageradas, trazendo toda a volatilidade que estamos vendo nos recentes pregões.

Após uma semana muito positiva, os futuros americanos amanhecem lateralizados, com seus contratos futuros muito próximos do zero. Só o tempo nos dirá se os investidores estão refazendo suas contas depois das fortes altas ou se estão aguardando os próximos passos dos bancos centrais com relação aos juros e inflação. Nessa linha, os próximos dias serão importantes. Aqui no Brasil, teremos a ata do Copom e atualizações da inflação, nos EUA, discursos do Powell. Todos esses pontos nos ajudarão a balizar as expectativas para as taxas de juros ao redor do globo.

Saiba mais

Mesmo com a notícia de que, segundo a Turquia, as conversas entre Rússia e Ucrânia teriam avançado e um acordo de paz ganhou maiores probabilidades de acontecer, o preço do barril do petróleo continua subindo forte, mesmo movimento é visto no minério de ferro. Uma notícia interessante para empresas petrolíferas privadas como PRIO3 e RRRP3. A PETR4, por sua vez, sofre com a instabilidade dos preços e suas eventuais implicações. A volatilidade de suas ações vem refletindo todo o momento político da empresa.

Volatilidade abre oportunidades

Sabemos que as melhores escolhas para estratégias de renda no mercado financeiro, são empresas com boas perspectivas e alta volatilidade. Nessa linha, destacamos no setor petrolífero os papéis de RRRP3 e PRIO3 e ligados ao minério de ferro, USIM5 e CSNA3. Para os investidores que não desejam uma alocação à commodities, o momento de BPAC11 é igualmente interessante.

O fluxo nas mesas de operações continua o mesmo, com investidores aproveitando as esticadas curvas de juros para montarem proteções em seus portifólios. Uma atitude condizente com o cenário atual.

Uma ótima semana a todos e bons negócios!

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra