Volatilidade de Petrobras cresce e abre oportunidade para estratégias de renda
Volatilidade das cotações da Petrobras deve ceder nos próximos dias, mas investidores ainda podem aproveitar oportunidade abertas
29/03/2022A terça-feira começa com um clima positivo entre os investidores. Os futuros americanos amanhecem com leves altas, a Europa apresenta uma recuperação mais vigorosa, assim como as bolsas asiáticas. O principal motivo para esse movimento é a perspectiva de um avanço no acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. Líderes mundiais se mostraram confiantes após as últimas conversas e, ao que parece, a Rússia está diminuindo seu poder militar nas redondezas de Kiev. Uma notícia positiva, não só para os mercados, como para a paz mundial que há muito vem sendo ameaçada.
Mesmo com uma leve onda de otimismo, não devemos esquecer que os problemas oriundos da guerra não cessarão com o fim do conflito. As previsões de crescimento foram revisadas para baixo e de inflação subiram de forma significativa. O caminho dos países europeus será longo e árduo e, sem dúvida, afetará as bolsas.
Saiba mais
- Adriano Pires será o terceiro presidente da Petrobras na atual gestão
- Veja como operar na bolsa de valores com a solidez da Safra Corretora
- Para Campos Neto, inflação em 12 meses deve atingir o pico em abril
Saindo um pouco da obviedade dos mercados, vemos que os movimentos recentes do Ibovespa mostram um índice com volatilidade sensivelmente baixa, especialmente para um ano de eleição presidencial. Ao que nos parece, com tantos acontecimentos em conjunto, o mercado não está conseguindo precificar o evento em suas curvas.
O momento é propício para os investidores que buscam proteção e a melhor recomendação seria através da compra de opções de venda ou travas de baixa. Por outro lado, apesar da recente dinâmica positiva da nossa moeda, a volatilidade está bastante elevada.
No gigante asiático, a preocupação continua sendo o Covid e as restrições econômicas e sociais. Espera-se que o governo chinês aumente o investimento em infraestrutura nos próximos meses para evitar uma desaceleração mais forte de sua economia.
Com relação a troca do presidente da Petrobras anunciada pelo Bolsonaro, as percepções do mercado são mistas e um pouco confusas. Se por um lado o nome do Adriano Pires, por sua experiência e respeito no setor, agrada o mercado e mostra que não teremos interferência nos preços dos combustíveis, por outro, as constantes intervenções arranham de forma negativa a governança na companhia.
Teremos que acompanhar mais de perto a reação dos investidores, mas o déjà vu trazido pela notícia não é muito satisfatório. A alta dos preços dos combustíveis levou a mais uma troca na liderança. Em resposta ao anúncio, vimos a volatilidade do papel subir bastante no final do pregão de ontem, abrindo espaço para estratégias de renda aos investidores mais dinâmicos ou de proteção através de Fence para os mais receosos. Acreditamos que a volatilidade deva ceder nos próximos dias, por isso, o investidor deverá ser rápido para aproveitar a elevação do indicador.
Uma ótima terça a todos e bons negócios!