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9 pilares para zerar a emissão de carbono

Guia da consultoria PwC aponta áreas de investimento e processos para reduzir a emissão de gases de efeito estufa pelas empresas

9 pilares para empresas zerarem emissões

A meta é evitar que a temperatura da Terra suba 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais até 2030. Foto: Getty Images

A descarbonização se tornou pauta prioritária para grandes companhias, em especial do setor industrial, mas também de outros ramos de atividade. Porém, a transição para um modelo 100% limpo de negócios não é fácil e requer planejamento.

Para ajudar nesse processo, a consultoria de gestão PwC listou nove ações que as empresas devem executar para alcançar o nível zero de emissões de carbono.

O guia aponta as áreas para as quais as corporações devem direcionar esforços com foco na implementação da política de zero emissões de gases causadores do efeito estufa.

Atingir essa meta para uma empresa significa que ela deve eliminar as fontes de emissão desses gases dentro da cadeia de valor – algo que envolve toda a estrutura organizacional.

“Nenhuma área permanece intocada: estratégia, desenvolvimento de produtos, vendas, marketing, inovação, pesquisa, finanças corporativas, risco e compliance, compras e gestão de pessoas. Todos são envolvidos”, diz Maurício Colombari, sócio da PwC e líder da área de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) da consultoria.

A pesquisa destrincha nove direcionadores para alcançar zero emissões, que vão desde a transformação do modelo de operação e financiamento do negócio até a transparência por meio da comunicação.

Para cada área mapeada são indicadas ações-chave embasadas por estudos de caso envolvendo empresas que estão na rota da descarbonização.

O estudo recebeu o nome de The Building Blocks of Corporate Net Zero Transformation (Blocos de Construção para a Transformação Corporativa de Zero Emissões, em tradução livre) e foi encomendado pela Microsoft.

O guia faz parte da iniciativa Transform to Zero (Transforme para Zero), lançado por empresas globais para ajudar a frear o avanço do aquecimento global até 2030.

A importância de zerar as emissões

O guia com pilares para alcançar zero emissões traz estatísticas oficiais – e preocupantes – sobre o aquecimento global.

Dados apresentados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), em novembro de 2018, projetam que com as taxas atuais de emissão a temperatura da Terra pode subir 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais até 2030.

Caso isso ocorra, o IPCC prevê uma elevação do nível do mar, aquecimento dos oceanos e perda de biodiversidade. Além disso, a entidade afirma que haverá maior incidência de catástrofes como ondas de calor, secas e inundações costeiras.

Segundo o IPCC, para ter mais de 50% de chance de evitar um colapso do clima, a humanidade deve reduzir pela metade as emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) em até dez anos. No longo prazo, o mundo deve zerar emissões globais de gases poluentes até 2050.

Os pilares para zerar emissões

A participação das empresas é vital para que o mundo alcance o nível zero de emissões no longo prazo. Afinal, as mudanças climáticas afetam desde acordos com fornecedores até os hábitos dos consumidores.

“As empresas precisam traduzir compromissos em transformação real dos negócios. Isso é fundamental para o sucesso no longo prazo e para enfrentar a crise climática sem precedentes pela qual o planeta passa”, afirma Mauricio Colombari.

O Índice de Economia de Baixo Carbono da PwC mostra que o progresso na redução de emissões caiu nos últimos anos.

A lacuna entre a taxa de descarbonização real (-1,6%) e a necessária para manter o aquecimento abaixo da linha de 1,5 grau celsius (-11,3%) está aumentando.

Por isso, a consultoria destaca que as empresas têm a responsabilidade de liderar a transformação, protegendo funcionários, clientes, investidores e toda a sociedade.

O estudo completo pode ser lido clicando neste link.

Os 9 pilares recomendados pela PwC

  1. Ambição – a empresa deve estabelecer a meta de alcançar realmente o padrão zero emissões até 2050, para cooperar com a limitação do aquecimento do planeta a 1,5 grau Celsius nesse período
  2. Governança – a responsabilidade tem de ser conduzida pelas lideranças, tornando o objetivo de zero emissões uma pauta permanente da agenda dos executivos
  3. Estratégia – deve haver o alinhamento da estratégia de negócios ao objetivo ESG, desenvolvendo modelos que atendam à demanda sustentável
  4. Transformação da empresa – mudanças-chave no modelo operacional, que eliminem emissões, precisam ser realizadas
  5. Cadeias de suprimentos – toda a cadeia de abastecimento deve ser transformada, incentivando os fornecedores a também zerarem suas emissões de gases de efeito estufa
  6. Inovação – a gestão da empresa precisa estimular o desenvolvimento de tecnologias que entreguem zero emissões e criar um ecossistema de inovação por meio de parcerias
  7. Finanças – cabe aos acionistas e à cúpula corporativa identificar e priorizar fontes de financiamento que estimulem atividades sustentáveis
  8. Transparência – a comunicação à sociedade sobre a estratégia e cada etapa do plano de zero emissões da companhia, com total transparência e clareza, é essencial
  9. Engajamento e influência – é necessário engajar e influenciar os stakeholders (partes interessadas na companhia), de forma que eles mesmos sigam o exemplo

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